O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) determinou que a partir do dia 1 de abril de 2008 alguns segmentos de empresas presentes nos Estados signatários deverão usar o sistema de nota fiscal eletrônica no modelo de software como serviço (Saas). Já de olho nos novos segmentos que poderão ser inclusos na determinação do órgão público fazendário, a IBM e a Mastersaf começam a ofertar o Mastersaf NF-e.
?Trata-se de uma solução de nota fiscal eletrônica com a proposta de basear os custos fiscais em métricas apropriadas e permitir que o cliente só pague por notas utilizadas no mês recorrente?, diz Cláudio Coli, diretor de operações da Mastersaf.
Segundo as desenvolvedoras, a solução visa melhorar o intercâmbio e o compartilhamento de informações entre os fiscos, reduzir custos e entraves burocráticos que prejudicam o cumprimento das obrigações tributárias, facilitar o pagamento de impostos e contribuições, reduzir custos com papel e impressão nas corporações e reduzir custos de armazenamento de passivos físicos.