Prefeitos de várias cidades estiveram reunidos em Brasília, nesta quarta-feira, 11, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, onde tiveram a oportunidade de obter informações sobre os programas de inclusão digital do governo federal. Representantes dos ministérios das Comunicações, Educação, Ciência e Tecnologia e Planejamento estiveram reunidos em Brasília com prefeitos de vários municípios para fornecer informações sobre telecentros, acesso à internet, capacitação de monitores e acesso aos recursos financeiros.
Para o coordenador de inclusão digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, o interesse dos prefeitos pelo assunto é o reflexo de que eles estão mais conscientes da importância de seus municípios participarem dos programas do governo. "Há uma sensibilidade crescente dos prefeitos, que sem inclusão digital o município pode perder oportunidades de desenvolver e qualificar seus serviços. Os prefeitos percebem que a inclusão digital qualifica imensamente a sua cidade", afirmou.
Um exemplo de inclusão digital mostrado no encontro foi o do município de Itaubal do Piririm, no Amapá, que tem 8 mil habitantes. Segundo o prefeito Mirivaldo Santos, a inclusão já está ocorrendo desde 2002 em todas as escolas da rede municipal e estadual, por meio de laboratórios. Para ele, a oficina esclareceu muitas dúvidas. "As informações que nós obtemos aqui foram importantes para que possamos ter acesso aos programas, principalmente sobre a banda larga para outras comunidades do município".
Em Bandeirante, Santa Catarina, a situação é diferente. Os equipamentos chegaram, mas ainda não foram instalados. Segundo o prefeito Celso Biegelmeier, os telecentros serão montados a partir deste ano. "A inclusão digital se faz necessária, estamos organizando para que todos tenham acesso", afirmou. Com informações da Agência Brasil.
- Programa federal