De vestuário a eletrodomésticos e de alimentos a móveis, eletrônicos, maquinário e tudo mais, a fabricação em todo o mundo continua a crescer. A transformação digital e o desejo de reduzir a complexidade da cadeia de suprimentos levaram muitos fabricantes a desenvolverem planos para alcançar clientes diretamente. Poderia ser a razão pela qual, até 2020, 60% dos fabricantes contarão com plataformas digitais que irão suportar até 30% de sua receita total.
Por outro lado, a expansão das ferramentas digitais também traz suas consequências: uma delas, sem dúvida, é a criação de uma base de informações cada vez maior e mais relevante para as companhias gerenciarem. Assim, um fator crítico de sucesso para muitos fabricantes na economia digital é o gerenciamento de dados mestre (Master Data Management – MDM).
Mas o que, afinal, as companhias podem ganhar com esses sistemas? Para mostrar como o MDM pode realmente agregar valor às operações e atender os objetivos de negócios, listamos cinco dicas valiosas para melhorar a eficiência das operações ou para gerar melhores experiências aos clientes, mantendo-se um passo à frente das demandas dos consumidores e da concorrência.
1. Dados on-line consistentes e de qualidade
As soluções de MDM não apenas integram e melhoram a automação de sistemas de gestão empresarial ou plataformas de ERP, CRM, comércio eletrônico e marketing, mas também facilitam a automação e a organização dos dados e o fornecimento de insights precisos para os parceiros de venda. Além disso, esse tipo de solução pode ser integrado ao sistema de gerenciamento de conteúdo (soluções CMS), simplificando a utilização dessas informações nas plataformas on-line, como sites e marketplaces.
O Master Data Management permite gerenciar dados de diferentes linhas de negócios, em centenas de sites e para centenas de milhões de clientes, fornecendo um processo escalável e estruturado para agrupar, limpar e integrar dados armazenados em vários ambientes.
2. Oportunidade para visualizar toda a cadeia de valor
Para empresas que lidam com uma grande cadeia de fornecedores, o MDM pode servir como um repositório único e central capaz de reunir e integrar todas as informações críticas. Assim, em vez de depender de dados armazenados em diferentes sistemas e locais, as companhias podem conectar seus sistemas de gerenciamento de estoque e armazém ao gerenciador de dados mestres e, com isso, remover discrepâncias de dados, reduzir a necessidade de manutenção e garantir a assertividade dos dados.
Com o MDM e a aplicação de um serviço de gerenciamento de ciclo de vida do produto, é possível aplicar uma opção única para gerenciar cada etapa de toda a cadeia de valor. Dessa maneira, as companhias ganham uma oportunidade para reduzir o tempo de lançamento no mercado, gerenciando as informações com mais eficiência, à medida que elas fluem pela organização e pelos canais externos.
3. Dados mais organizados
Os fabricantes enfrentam a difícil tarefa de compartilhar dados com vários varejistas, fornecedores, parceiros e distribuidores. Cada um desses parceiros, por sua vez, pode atuar como um receptor ou remetente de dados – e cada um deles fornecerá ou exigirá conteúdo de acordo com seus sistemas internos. Atributos, hierarquias de empacotamento, classificação e protocolos de produtos são apenas algumas das variáveis ??envolvidas que exigirão que as fabricantes tenham de adaptar ou reagrupar a partir de suas próprias necessidades.
O fato, porém, é que gerenciar e manter os dados do produto em dia tem tudo para ser mais simples, justamente com o uso do MDM. A plataforma de gestão de dados torna a organização de conteúdo mais fácil, gerenciável e sustentável criando padrões específicos (elaborados de acordo com as demandas do negócio). Além disso, com esse tipo de ferramenta é possível compartilhar facilmente os dados relevantes do produto da maneira mais eficiente. O conteúdo passa, assim, a estar alinhado com os padrões de dados pré-definidos e em conformidade com os requisitos do receptor e do editor.
4. Informações operacionais mais estratégicas
Os sistemas de gerenciamento de dados mestre ajudam, também, no desenvolvimento de novos modelos e processos para criar, gerenciar e enviar produtos de qualidade. Seja na produção de automóveis ou em ingredientes alimentícios embalados, por exemplo, os fabricantes precisam de dados precisos e consistentes que alimentem vários sistemas para gerenciamento de estoque, cadeia de suprimentos, remessa e embalagem. O MDM oferece essas informações de forma completa, simplificando a obtenção de insights realmente úteis para a geração de valor às companhias.
Outro ponto é que, a partir dos sistemas de gestão de dados, os fabricantes também ganham a possibilidade de obter dados de qualidade sobre seus clientes, determinando com mais assertividade qual é o produto certo para o consumidor certo. O MDM remove a "fadiga de ponto de contato" porque elimina dados duplicados e e-mails repetidos para as mesmas empresas e indivíduos, diminuindo as taxas de cancelamento de inscrição ao longo do caminho.
5. Chance para pensar e agir globalmente
Nunca foi tão fácil para os clientes fazerem compras on-line, em um âmbito tão global como agora. Isso proporciona uma enorme oportunidade para os fabricantes, sem dúvidas. Entretanto, essa realidade impõe desafios como a necessidade de contar com operações capazes de explicar idiomas regionais, moedas, sistemas de medição, conformidade e logística. De certa forma, o MDM fornece acesso global a esses novos clientes, por meio de recursos que permitem localizar dados para vários mercados e/ou para providenciar traduções – para que as companhias tenham um método melhor para gerenciar ativos relevantes em várias regiões geográficas.
As expectativas dos clientes continuam a levar os fabricantes a usar os dados de maneiras mais amplas e estratégicas, na busca por maior valor operacional e maior receita. O MDM lida com esse desafio fornecendo uma única fonte confiável de dados para toda a empresa. A solução permite que os fabricantes acelerem o tempo de lançamento no mercado, obtenham uma visão mais precisa das informações do fornecedor, melhorem a resposta às demandas, reduzam os riscos e aumentem a satisfação do cliente. A gestão de dados é uma tarefa cada vez mais inerente às empresas modernas e essencial para que o futuro seja, de fato, uma era de grandes negócios.
Ricardo Fornari, country manager da Stibo Systems no Brasil