União Européia aprova compra da DoubleClick pelo Google

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A Comissão Européia, braço executivo da União Européia, autorizou nesta terça-feira (11/3) o Google a comprar a agência de publicidade online, conforme havia antecipado na semana passada a reportagem de TI INSIDE Online. A comissão considerou que o negócio ? avaliado em cerca de US$ 3,1 bilhões ? não vai impedir a livre concorrência na área de anúncios na internet.

A aquisição já havia sido aprovada em dezembro do ano passado pela Federal Trade Commission (FTC), órgão do governo americano que investiga contratos comerciais e dados fiscais de empresas e pessoas físicas.

Os concorrentes da Google, como a Yahoo! e a Microsoft, já tinham tecido críticas severas à operação, alegando que isso dará ao Google uma posição dominante no mercado de publicidade na internet, que movimenta cerca de 40,9 bilhões de dólares por ano. Quando o site de buscas apresentou a sua proposta de aquisição, em abril do ano passado, a Microsoft sustentou que a aquisição daria mais de 80% do mercado publicitário ao Google.

A Comissão Européia disse que a decisão foi baseada exclusivamente nos aspectos econômicos do negócio, já que as considerações quanto à privacidade dos usuários não estão incluídas entre suas atribuições. De todo modo, o órgão deve avaliar se as políticas de privacidade do Google estão de acordo com as leis do bloco. De acordo com os analistas, essas regras devem ser aplicadas mesmo para sites que estejam baseados fora da Europa.

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