Google testa exibição de anúncios conforme perfil do usuário

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O Google vai começar a testar uma nova modalidade de publicidade, que consiste na exibição de anúncios on-line em buscas de acordo com o perfil de navegação dos usuários. O teste vai ser feito no YouTube e nos sites parceiros que exibem links patrocinados do Google.
A segmentação comportamental, como é chamada essa nova forma de publicidade, já é usada pela maioria dos concorrentes do Google, mas para evitar ser acusado de invasão de privacidade o site de buscas vai oferecer duas ferramentas de controle. Uma que permite ao internauta escolher não ver anúncios segmentados, ou seja, continuar a ver a publicidade de acordo com o conteúdo da página. E a outra, em que ele pode escolher que tipo de anúncio "personalizado" quer ver nos sites que publicam anúncios do Google.
Tal como seus rivais, como o Yahoo, o Google também vai dar ao internauta a opção de opt-out (para ser incluído na lista dos que não desejam ter a exibição de anúncios direcionados), a partir do que ele chama de "publicidade baseada em interesse".
Grupos da indústria de publicidade on-line nos Estados Unidos, por exemplo, disseram que poderiam ajudar a demover a tentativa de alguns setores que querem a regulamentação governamental nessa área. Mas, ao mesmo tempo, disseram que o Google precisa fazer mais para notificar as pessoas são monitoradas. "Achamos que mais precisa ser feito sobre a forma de educar as pessoas e dizer-lhes como usar o opt-ut", disse Ari Schwartz, diretor de operações do Centro de Democracia e Tecnologia, ao jornal New York Times.
A polêmica toda é porque o Google irá utilizar um "cookie" (um pequeno texto que os sites podem enviar aos navegadores da internet, anexado a qualquer conexão, que reenvia os dados para o servidor dono do cookie) para controlar como os usuários que visitam uma das centenas de milhares de sites que mostram anúncios através do seu programa AdSense. O Google vai atribuir a esses usuários categorias com base no conteúdo das páginas que visitam. Por exemplo, um usuário pode ser indexado como um potencial comprador de carro ou praticante de esportes. Ele irá então utilizar essa informação para mostrar às pessoas que os anúncios são relevantes para seus interesses, independentemente do site que eles estão visitando.
O Google sempre monitorou os usuários de seu site. A diferença é que ele não utilizava essa informação para incrementar o negócio. A justificativa do site de buscas é que essa modalidade de exibição de anúncio on-line poderá ajudar os anunciantes a atingir seu público de forma mais fácil e as editoras a ganhar mais a partir de seus sites. Os usuários, segundo a empresa, também serão beneficiados já que verão anúncios que são mais relevantes aos seus interesses.
O Google disse que não irá notificar os usuários para os quais já começou a mostrar os anúncios baseados em seu hábito de navegação na web, mas aqueles que clicarem no link "Anúncios Google", que aparece em milhares de páginas da internet, serão levados a um local onde a técnica é explicada. Lá, eles também poderão acessar o Google Ads Preferences Manager para ver e editar as categorias de anúncio que estão associadas com o seu perfil.

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