As vendas mundiais de smartphones para usuários finais atingiram 38,1 milhões de unidades no quarto trimestre do ano passado, um crescimento de 3,7% em relação a igual período de 2007, segundo dados do Gartner.
O resultado mostra que esse segmento sentiu fortemente os impactos da crise, já que vinha crescendo na casa de dois dígitos nos trimestres anteriores.
Em todo o ano, o mercado de smartphones somou 139,3 milhões de aparelhos vendidos, o que representou um aumento de 13,9% ante 2007. "Depois de um forte terceiro trimestre com a introdução de novos produtos no mercado, houve um abrandamento no crescimento devido ao agravamento do cenário econômico, já que os planos associados a smartphones se tornaram fora do alcance para a maioria dos consumidores", afirmou Roberta Cozza, diretora de pesquisa do Gartner.
Com o resultado, a representatividade dos smartphones nas vendas totais de celulares se manteve estável no quarto trimestre, atingindo 12%, contra 11% em igual período de 2007.
Na disputa pelo mercado, a Nokia manteve a liderança do mercado no trimestre, mas viu seu volume de vendas recuar 16,8%, para 15,5 milhões de smartphones, em comparação com a 18,7 milhões de unidades vendidas no mesmo período de 2007. Com isso, a fabricante finlandesa perdeu 10,1% de market share, o qual caiu de 50,9% no quarto trimestre de 2007 para 40,8%.
Quem se aproveitou disso foi a RIM, fabricante do BlackBerry, que mantém a estratégia de aumentar a penetração no mercado de consumo. A empresa fechou o trimestre com participação de 19,5% sobre o total de smartphones vendidos os usuários finais, sendo que em igual período do ano anterior tinha 10,9%. A empresa registrou vendas de 7,4 milhões de unidades no período, 84,9% superior aos 4 milhões de aparelhos do quarto trimestre de 2007.
Já a Apple, em terceiro lugar no ranking, também registrou um grande avanço, registrando vendas 111,6% maiores no período, de 4 milhões de iPhones, atingindo 10,7% de participação de mercado, contra 5,2% do ano anterior.
A HTC manteve a quarta posição, com participação de 4,3% e totalizando vendas de 1,63 milhões de smartphones, alta de 19,9%. O destaque no quarto trimestre ficou por conta da Samsung, que assumiu o quinto lugar em vendas de volumes, desbancando a Sharp, ao vender 138% a mais de smartphones, somando 1,59 milhões de unidades e conquistando participação de 4,2% no mercado (tinha 1,8% em igual período de 2007).
- Mercado em expansão