Analistas reduzem previsão de vendas do Nexus One, o celular do Google

0

Vender celulares sem o apoio de marketing de grandes operadoras é mais difícil do que a Google poderia imaginar. Antes do lançamento do Nexus One, smartphone que leva a marca da empresa e que prometia revolucionar o mercado com o processador SnapDragon de 1 GHz e um modelo de vendas diretas para o consumidor, analistas previam que seriam comercializadas 3,5 milhões de unidades do aparelho em 2010. O desempenho no primeiro mês, contudo, ficou bem abaixo das expectativas: estima-se que apenas 80 mil unidades foram vendidas. Com isso, analistas do Goldman Sachs baixaram sua previsão de vendas do Nexus One em 2010 para apenas 1 milhão de unidades.
Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), o que atrapalhou a performance de vendas do smartphone da Google foi o seu modelo de negócios de venda direta através da Internet. A loja virtual até oferece a venda com chips de algumas operadoras embarcados e preços subsidiados, mas a verdade é que as teles se esforçaram muito pouco para divulgar o produto. As operadoras que aceitaram subsidiar o aparelho dentro do modelo de vendas da Google o fizeram mais por medo de ficar de fora de um projeto que prometia ser um sucesso do que propriamente por concordarem com ele.
Para o segundo semestre, a Google promete lançar o Nexus Two, que provavelmente será fabricado pela Motorola e terá como alvo o mercado corporativo. Há planos também de produção de uma versão mais barata, com processador menos veloz, para vender nos mercados indiano e russo por um preço próximo a US$ 500, sem subsídio.
O grande problema que o Google enfrenta é que seu sistema operacional e as funcionalidades dos aparelhos são um pesadelo para as operadoras do ponto de vista de tráfego de dados, o que faz com que elas não estimulem a venda dos aparelhos, ou tenham que vinculá-las à contratação de planos de dados mais caros, o que reduz o mercado potencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.