O grupo chinês de internet Alibaba anunciou nesta segunda-feira, 11, Jonathan Lu como novo CEO, em substituição de Jack Ma. Lu. Ele assumirá o novo cargo em maio, enquanto Ma manterá a posição de chairman. "Servir como CEO do grupo Alibaba é um trabalho extremamente difícil e desafiador, especialmente na sucessão de um CEO fundador como eu", disse Ma emcomunicado interno aos empregados.
De acordo com o The Wall Street Journal, a mudança na gestão da companhia ocorre enquanto a empresa estuda a abertura de capital, mas não há previsão para que a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) realmente ocorra. A companhia também enfrenta desafios operacionais, incluindo complexidades logísticas, de infraestrutura e competição crescente.
No ano passado, o grupo chinês concluiu a recompra de ações do Yahoo por aproximadamente US$ 7,6 bilhões, o que representa a metade dos 40% de participação que o site americano possui no Alibaba, o qual ainda tem o direito de recomprar metade da participação restante em caso do IPO.