Capacity planning na gestão de serviços em campo

0

O capacity planning é o processo que define a infraestrutura e os recursos necessários para uma empresa responder adequadamente a novas demandas, que podem ser desde o desenvolvimento de novos produtos, ampliação de uma unidade de negócio até a execução de tarefas em campo.

Portanto, o conceito de capacity planning busca definir quantos projetos a empresa ou a equipe em campo pode executar paralelamente ou em períodos próximos, criando assim, um cronograma mais inteligente, preciso e factível. Neste sentido, trata-se de uma metodologia essencial para a previsão de demanda, priorização de tarefas, gestão estratégica de pessoas e equipes em campo e controle do forecast.

Principais aspectos do capacity planning

O capacity planning ou planejamento de capacidades deve avaliar diversos elementos, como administração do tempo, redução de custos e performance diferenciada das equipes. Por isso, é fundamental considerar questões como a otimização do capital humano, financeiro e tecnológico disponíveis; critérios para a priorização de tarefas; alocação eficiente dos recursos; estratégia de contingência, para casos que envolvam atrasos ou imprevistos; e dimensionamento das tarefas simultâneas a serem executadas, sem risco aos prazos e a excelência das entregas.

A implantação das práticas de capacity planning em gerenciamento de atividades em campo possui um impacto bastante positivo em aspectos relacionados à gestão, em especial, no tempo, custo e qualidade da execução e finalização das tarefas. Estas práticas reforçam ainda o desempenho da empresa, da equipe e dos gerentes, aumentando consideravelmente os índices de produtividade corporativa.

O planejamento contra a ineficiência da gestão

É preciso lembrar que a diferença entre a capacidade de atendimento de uma empresa e as demandas de seus clientes, internos ou externos, demonstra a ineficiência dos processos e principalmente da gestão. Sem organização e um planejamento adequado, os recursos humanos são subutilizados, os compromissos não são cumpridos e a insatisfação toma conta dos clientes, impactando diretamente na imagem e na reputação da companhia no mercado, além de aumentar os custos e diminuir a rentabilidade no negócio.

Os benefícios trazidos pelo capacity planning

O capacity planning deve ser encarado como um grande aliado dos gestores que buscam uma administração mais estratégica e eficiente orientada a resultados. Com essa prática, é possível encontrar o equilíbrio entre investimentos e recursos, propiciando condições para o crescimento do negócio de maneira sustentável. Atualmente, o universo corporativo tem traduzido seu capital em tarefas ou projetos executados, por isso, a importância de priorizá-los e gerenciá-los com transparência e eficiência.

Com esse planejamento torna-se mais fácil eliminar as principais causas da gestão de campo falha e malsucedida como, por exemplo, falta de critérios estratégicos na priorização de tarefas; escolha equivocada por tarefas de baixo valor; perda de foco que pode atrapalhar a decisão sobre o abandono ou continuação de uma tarefa; acúmulo de demandas; definições com base em preferências ou opiniões pessoais; falhas na gestão estratégica de pessoas e no gerenciamento de equipes em campo; desatenção ao forecast e previsão de demanda futura; despesas adicionais associadas a múltiplas visitas para resolução da mesma tarefa; e a falta de informações técnicas para fomentar os julgamentos e as ações.

Abordando estas causas é possível adotar uma gestão mais assertiva, evitando sobrecargas desnecessárias, estresse e conflitos internos. Por meio de soluções de gestão da força de trabalho e serviços em campo é possível otimizar os cronogramas de trabalho e tarefas automaticamente, considerando o planejamento estratégico da empresa, departamento ou equipe. Organização e planejamento serão sempre políticas essenciais para um ambiente de trabalho produtivo, capazes de manter as equipes mais motivadas e engajadas aos objetivos da empresa.

Alexsandro Labbate , gerente sênior de Marketing da ClickSoftware para as Américas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.