Rotina de qualidade é segredo para se manter produtivo no home office no setor de tecnologia

0

Mais da metade dos trabalhadores da área de tecnologia já está acostumada com a rotina do teletrabalho. De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a Grant Thornton e a Em Lyon Business School, são cerca de 58% os profissionais do setor que confessaram se sentirem mais produtivos trabalhando à distância, um crescimento esperado para o mercado, frente às mudanças vivenciadas nos últimos anos.

Fatores como a economia de tempo no trânsito, possibilidade de conciliar tarefas domésticas com o intervalo da jornada e um período de mais qualidade junto à família são alguns dos exemplos citados por quem diz preferir desempenhar suas funções fora do escritório. Ainda assim, são inúmeros – e cada vez maiores – os relatos sobre o desgaste mental e horas e horas de expediente a mais quando o colaborador está no ambiente remoto.

Tudo isso faz com que haja ainda mais foco, por parte das empresas, em promover uma rotina de trabalho com mais qualidade, mantendo a produtividade dos colaboradores e engajando os times a cumprirem suas atividades com êxito. No setor de tecnologia, em que os avanços com novos serviços e produtos aparecem o tempo todo, essa preocupação é fundamental.

Segundo um estudo feito pela plataforma de recrutamento DEV GeekHunter, 66% dos entrevistados disseram ter aumentado a produtividade no home office. E, para isso, é muito importante que as empresas estejam atentas a fatores como interação com os times e atividades a parte das jornadas de trabalho para incentivar as equipes e fazê-las sentirem-se parte das corporações.

Defendo muito que é preciso fazermos o básico bem feito, ou seja, mantermos uma comunicação clara, direta e frequente com colegas para entender quando algo pode estar prejudicando e saber a melhor forma de atuar frente a isso. Muitas vezes, por estarmos mais distantes, temos o pensamento de que conversar com algum colega sem ser algo pontual do trabalho pode incomodá-lo quando, na realidade, pode ser justamente o que está faltando para que ele se sinta parte do ambiente e retome sua motivação. É fundamental que gestores e outros colaboradores tenham essa proximidade, que possibilita uma leitura mais efetiva dos acontecimentos e evita os ruídos de comunicação.

Além disso, como líder do setor de qualidade, meu foco é efetivamente prover um ambiente saudável para nossas equipes. Assim, acredito que a interação precisa ir além das atividades protocolares.

Marcar um café, promover um happy hour do time ou alguma ação que permita conhecer melhor com quem você está dividindo o seu trabalho pode auxiliar nesta busca pela motivação. Em conversas informais, podemos saber sobre o que o outro gosta, para qual time torce, nos aproximando ainda mais e estimulando uma relação mais humana, de conhecimento mútuo.

Nesta situação, ainda nova para algumas empresas, em que estamos todos distantes, é preciso retomar esses laços, a sensação de pertencimento e de que todos estão juntos, ainda que não fisicamente. E esse sentimento também promove a confiança dentro do ambiente profissional, por meio de um diálogo aberto e de atividades que incentivem uma rotina de qualidade.

Por fim, oferecer oportunidades de crescimento a todos os funcionários é algo que também faz diferença na motivação das pessoas, engajando os colaboradores e oferecendo meios para que possam se desenvolver em vários âmbitos além dos técnicos, como é o caso das capacitações de soft skills, por exemplo. Em empresas com atuação global, investir em reuniões de treinamento de inglês é uma opção para incentivar o desenvolvimento dessa atividade.

Muito mais do que defender a integração dentro das empresas, é preciso viver essa integração na essência, criando a sensação de grupo. São ações como essas que transformam a experiência profissional dentro do nosso setor, tão individualizado, e retêm talentos capazes de fazer a diferença com qualidade e sucesso.

João Galdino,  head de qualidade da Infosys Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.