Nesta terça-feira, 12, a Huawei lança o programa Women in Tech, idealizado para impulsionar carreiras femininas e ampliar a participação de mulheres no mercado de tecnologia. O evento acontece no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília, a partir das 9h30, e contará com a participação de representantes do Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos (MMFDH), do Ministério da Educação (MEC), Mulheres do Brasil, da União Internacional das Telecomunicações e de líderes dos setores público e privado. O evento terá transmissão ao vivo no canal no YouTube da Huawei Brasil.
No Brasil e no mundo, o mercado de tecnologia enfrenta desafios de atração de talentos e qualificação de mão de obra. Segundo relatório da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o setor demandará 420 mil profissionais qualificados entre 2019 e 2024, uma média de 70 mil pessoas por ano. Atualmente, são formados cerca de 37 mil alunos nos ensinos superior e técnico. Ao fazer um recorte de gênero, nota-se que, globalmente, as mulheres estão sub-representadas em empregos de TIC, posições de liderança e carreiras acadêmicas no setor.
"Nosso objetivo é mostrar que o setor de tecnologia é uma carreira possível para todos. Queremos incentivar desde a base, atrair jovens talentosas a ingressarem e concluírem as carreiras em tecnologia", explica Adriana Recco, diretora de Comunicação da Huawei Brasil. Segundo a executiva, o desafio começa nas universidades, pois apenas 14,8% dos estudantes na área de TICs são mulheres. "Internamente, oferecemos programas de mentoria para desenvolver novas liderança. Da porta para fora, oferecemos cursos gratuitos de capacitação em parceria com as universidades e o aplicativo Mulheres Positivas", completa.
Uma das primeiras iniciativas do Women in Tech foi a parceria com Fabi Saad, empreendedora e fundadora do projeto Mulheres Positivas, para oferecer cursos gratuitos de capacitação em diversas áreas de tecnologia, como AI, Cloud e 5G. Dessa forma, a empresa deseja impactar cerca de 5 milhões de mulheres, que terão acesso aos cursos de qualificação da plataforma de educação da Huawei no app Mulheres Positivas.
Outro projeto é o WorkShop 5G Para Mulheres, um circuito de palestras, em formato on-line e presencial, para oferecer as bases técnicas da tecnologia 5G para profissionais que desejam se atualizar ou ingressar no mercado. "Estamos criando um ambiente onde a tecnologia 5G possa ser usada para aumentar o bem-estar das mulheres e incentivá-las a participarem do setor de TIC. O programa foi projetado para ter alcance nacional", explica a executiva.