Segundo a Agência Reuters, a Câmara dos Deputados dos EUA informou nesta terça-feira, 11, que adotará um projeto de lei bipartidário chamado Countering Untrusted Telecommunications Abroad Act, que exigiria que o Departamento de Estado informasse sobre aliados dos EUA na OTAN e outros que usam equipamentos ou serviços de telecomunicações em suas redes 5G de empresas como Huawei e ZTE.
"Precisamos redobrar nossos esforços para proteger nossa segurança e interesses nacionais, ajudar nossos aliados a tomar medidas vitais para sua própria segurança e permanecer firmes na defesa dos direitos fundamentais", disse a deputada democrata Susan Wild, defensora da medida.
A legislação também exigiria que as empresas de capital aberto divulguem se contrataram o uso da Huawei ou ZTE ou serviços cobertos pelo projeto de lei. Huawei e ZTE não comentaram imediatamente, informa a Reuters.
O projeto de lei também exigiria um relatório sobre vulnerabilidades de telecomunicações nas embaixadas dos EUA no exterior e direcionaria o Departamento de Estado dos EUA a identificar os principais projetos de infraestrutura de telecomunicações para promover a segurança nacional dos EUA.