A Cisco, por meio do Cisco Networking Academy (NetAcad), e o Senac Nacional anunciam a ampliação de parceria histórica para desenvolver a nova geração de profissionais de tecnologia do Brasil. A intenção é formar 100 mil novos estudantes até os próximos 5 anos em habilidades digitais, segurança cibernética e redes, oferecendo o currículo de alta qualidade para posicionar os alunos para o mercado de trabalho.
A parceria amplia a oferta dos cursos do programa Cisco Networking Academy e oportunidades educacionais para os alunos, a partir do fortalecimento e abertura de novas Academias pelo Senac e treinamento de mais instrutores em sua rede de departamentos regionais. O novo convênio também prevê o fortalecimento do Comitê Executivo Senac-Cisco Networking Academy para traçar planos e estratégias conjuntas, além de organizar eventos para engajar professores e alunos.
Outro objetivo é difundir metodologias de alinhamento curricular entre os cursos oferecidos em conjunto, prática que pode ser estendida também para as ofertas realizadas no âmbito de programas e políticas governamentais como, por exemplo, o Novo Ensino Médio. Estimular a certificação avançada e internacional de docentes e alunos do Senac também está entre as iniciativas.
A parceria da Cisco com o Senac é uma das primeiras do programa de educação e empregabilidade da Cisco no Brasil. Atualmente, o Senac tem mais de 61% de seus alunos matriculados em cursos NetAcad voltados à cibersegurança, uma das áreas com maior demanda por profissionais qualificados. A instituição ficou entre as três que mais formaram alunos no último ciclo da Maratona CiberEducação Cisco Brasil, programa que faz parte do Networking Academy e oferece vagas gratuitas para cursos profissionalizantes em segurança digital.