WhatsApp lança serviço de pagamentos para pequenas empresas no Brasil

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Nesta terça-feira, 11,  Mark Zuckerberg anunciou que o WhatsApp está lançando o serviço de pagamentos de pessoas para pequenas empresas no Brasil. O novo recurso permitirá uma jornada de compra completa no aplicativo de mensagens, sem que o consumidor precise sair da conversa. Hoje, já é possível encontrar um negócio, trocar informações e fechar uma compra, tudo diretamente no WhatsApp – e o pagamento será a etapa final desse ciclo comercial.

O novo serviço tornará simples e rápido o pagamento a uma pequena empresa, sem a necessidade da geração de links externos para cobrança por cartão, abertura de outros aplicativos ou pagamento em dinheiro. Os consumidores poderão usar cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Mastercard e Visa, emitidos pelos bancos e instituições financeiras participantes. Uma vez inseridos os dados do cartão, que são armazenados de forma segura, os consumidores podem finalizar as transações com rapidez diretamente no chat. As empresas, por sua vez, devem utilizar o aplicativo WhatsApp Business, uma ferramenta gratuita com funcionalidades valiosas para os pequenos negócios, como catálogo e mensagens automáticas, além de ter uma conta vinculada a um dos adquirentes participantes – Cielo, Mercado Pago e Rede. A funcionalidade se soma ao recurso que o WhatsApp já oferece para transferência de dinheiro entre pessoas no aplicativo.

"Estamos muito animados com o serviço que começamos a oferecer hoje aos consumidores e pequenos negócios brasileiros. Sabemos que trazer pagamentos com praticidade e segurança para os nossos milhões de usuários melhorará a experiência de compra que eles já têm no WhatsApp, e principalmente ajudará as pequenas empresas a aumentarem suas vendas e impulsionar a economia do nosso país. Trabalhamos lado a lado com os nossos parceiros – bandeiras, adquirentes e bancos – para oferecer um recurso simples e seguro que completará a jornada de compra dentro do WhatsApp", celebra Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina.

Plataforma Aberta

O serviço de pagamentos para empresas no WhatsApp, autorizado no início de março pelo Banco Central, foi desenvolvido como uma plataforma aberta à participação de diversos adquirentes e emissores brasileiros, a partir dos arranjos de pagamento instituídos por Mastercard e Visa.

"O lançamento da solução de pagamento de pessoas físicas e jurídicas para pequenas empresas no WhatsApp é um momento histórico para a nossa indústria. Além de oferecer mais uma opção de pagamento para os consumidores e pequenos negócios, que ganham em praticidade e segurança – com 100% das transações tokenizadas – ela também será uma importante ferramenta de inclusão digital para milhares de micro e pequenos empreendedores brasileiros, que poderão se beneficiar de toda a nossa infraestrutura global de pagamentos na palma de suas mãos", diz Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil.

"O serviço de pagamentos no WhatsApp nos permite impulsionar o crescimento de pequenas e médias empresas brasileiras, oferecendo uma experiência ágil para o recebimento de suas vendas", explica Nuno Lopes Alves, country manager da Visa. "A Visa está oferecendo inovação e tecnologia de ponta para que as transações no WhatsApp para empresas ocorram com segurança e praticidade tanto para consumidores quanto para os estabelecimentos comerciais", complementa o executivo.

Os adquirentes Cielo, Mercado Pago e Rede já estão prontos para conectar seus clientes ao serviço no WhatsApp, seguindo a disponibilidade gradual do recurso. Outros adquirentes que já estão em fase de testes também estarão disponíveis no serviço em breve.

Já os bancos e instituições financeiras participantes, cujos cartões de débito, crédito e pré-pagos poderão ser utilizados pelos usuários no serviço de pagamentos no WhatsApp são: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, CAIXA, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi. Os cartões Itaú passarão a ser aceitos em breve.

Como funciona

A partir de agora, os consumidores que estejam com seu WhatsApp atualizado já podem fazer pagamentos para as empresas que tiverem habilitado o serviço. O roll-out para as empresas, por sua vez, acontecerá aos poucos e deve levar alguns meses para estar completo.

Usuários e consumidores

O usuário precisará adicionar um cartão de débito, crédito ou pré-pago compatível para fazer pagamentos para empresas no WhatsApp.

Comece abrindo o WhatsApp (ou o aplicativo WhatsApp Business) e navegando até a página inicial de "Pagamentos" tocando em "?" no Android ou "Configurações" no iOS e depois em "Pagamentos" (ou "Pagamentos pessoais" no WhatsApp Business).

Para criar uma conta, toque em "Adicionar forma de pagamento"

Crie um PIN de pagamento; você o usará para confirmar seu pagamento todas as vezes, para que seus pagamentos estejam sob seu controle com segurança. Se compatível com seu sistema operacional, você também pode definir sua impressão digital ou reconhecimento facial como um método alternativo para autorizar seu pagamento.

Insira seus dados (por exemplo, nome completo, CPF, CEP) para verificarmos sua identidade.

Para adicionar seu cartão de débito, crédito, múltiplo ou pré-pago, insira as informações do cartão e verifique-as por mensagem de texto, e-mail ou aplicativo do banco. Uma vez verificado, você pode usá-lo para fazer pagamentos.

Você pode pagar empresas que já estejam habilitadas para receber pagamentos no WhatsApp. Para isso, você receberá um pedido da empresa com os produtos escolhidos. Toque em "Revisar e pagar" para revisar os detalhes da solicitação. Para pagar, toque em "Proceder ao pagamento" e escolha o seu método de pagamento. Confirme o cartão com o qual deseja pagar e insira seu PIN ou biometria para enviar seu pagamento – tudo sem sair da conversa. Você pode ver o status do pagamento diretamente no chat ou na página inicial "Pagamentos".

Pequenas empresas

Usando a versão atualizada do WhatsApp Business, a empresa precisará vincular uma conta de um dos adquirentes compatíveis para aceitar pagamentos de clientes com cartão de crédito, débito e pré-pago.

Comece abrindo o aplicativo WhatsApp Business e navegando até a página "Pedidos" tocando em "?" no Android ou "Configurações" no iOS e depois em "Pedidos".

Para aceitar pagamentos com cartão para os pedidos de seus clientes, toque em "Aceitar cartões de crédito e débito" na seção "Formas de pagamento".

Vincule sua conta no adquirente selecionando o parceiro com o qual deseja processar seus pagamentos. Se você ainda não tiver uma conta com um adquirente compatível, precisará criar uma primeiro.

Para concluir o processo de vinculação, insira o e-mail ou ID associado à sua conta no adquirente e você receberá um código de confirmação nos métodos de contato associados à sua conta. Insira este código e revise/confirme as informações (por exemplo, nome da empresa, nome do proprietário, conta) associadas ao adquirente para concluir o processo de vinculação.

Dependendo do adquirente, pode levar alguns dias para que sua conta esteja vinculada e pronta para aceitar pagamentos. Se você tiver algum problema ao vincular sua conta, entre em contato com seu adquirente.

Os clientes podem enviar mensagens sobre os itens do catálogo ou enviar um carrinho com os itens nos quais estão interessados. Você pode, então, criar um pedido com os itens do catálogo para que eles paguem.

Você pode gerenciar todos os pedidos de seus clientes e ver os status de pagamento em tempo real dentro do aplicativo WhatsApp Business e emitir reembolsos por meio do painel de controle do seu adquirente.

Segurança e suporte

Assim como todas as funcionalidades do WhatsApp, o serviço de pagamentos foi desenvolvido para ser seguro. Os números dos cartões são criptografados e armazenados de forma segura, e as pessoas devem criar um PIN de pagamento, que será exigido para cada transação. Os usuários do WhatsApp contam com suporte em tempo real para o serviço de pagamentos, que pode ser acessado das 8h às 17h (horário de Brasília) diretamente no WhatsApp.

As pessoas também podem acessar a seção Ajuda em www.whatsapp.com para mais informações e perguntas frequentes. Já as empresas terão acesso ao suporte fornecido por seu adquirente por meio dos canais já conhecidos por elas. Além disso, as empresas também podem visitar a seção Ajuda em www.business.whatsapp.com.

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