Além da redução de custos: como a automação transforma a cadeia produtiva?

0

Atualmente, a digitalização representa uma mudança generalizada no meio corporativo. Um estudo elaborado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, por exemplo, projeta que empresas de tecnologia devem demandar cerca de 797 mil profissionais da área até 2025, ilustrando o ritmo acelerado do setor.  

Quando a automação de processos é colocada em pauta, sob a figura de softwares e outros sistemas, a redução de custos surge com um diferencial levantado por muitos gestores. Com motivos, afinal, trata-se de um benefício importante para o bom funcionamento de operações rotineiras, bem como o próprio crescimento do negócio.

Mas o que alguns deixam passar, entretanto, é o potencial da tecnologia em trazer melhores recompensas para a cadeia produtiva em sua totalidade, maximizando, inclusive, a capacidade de produção.  

O caminho para atingir esse nível de excelência operacional, claro, passa pela adoção de uma solução robusta, que apresente pilares críticos, como: mapeamento dos processos e regras do negócio; pontos de automação; interseção com outros sistemas para a busca de informações; leitura automatizada de documentos; análise dos requisitos do processo, referente à tomada de decisão que confirme o avanço ou o direcionamento para a atuação de um profissional especializado; entre outras funcionalidades.  

Automação a serviço de especialistas 

Ao implementar uma plataforma que ofereça todos os diferenciais citados anteriormente, o gestor possibilita que a automação funcione como uma ferramenta de trabalho à disposição do time de especialistas. Com o investimento diretamente ligado a colaboradores extremamente capacitados, a presença tecnológica serve de apoio para que todos apresentem a performance esperada, em suas respectivas funções. 

Isso significa, também, delegar tarefas repetitivas para a máquina, liberando o capital humano para atuar estrategicamente. Essas atividades, sem exceções, serão lidas, validadas e digitais dentro do sistema utilizado, para que o profissional consiga avançar com as próximas etapas processuais. No fim, o especialista terá condições para interpretar o procedimento e conduzir a tomada de decisão de maneira consciente.  

Não é difícil que equipes identifiquem gargalos no dia a dia. O segredo está, de fato, na postura empregada para enfrentá-los. Às vezes, em quadros como esse, a capacidade de entrega fica limitada pela falta de uma solução correta para a esteira de produção, e não por ineficiência de conhecimento ou algo do tipo. 

Hoje, tornar a rotina de profissionais mais estratégica e menos operacional é uma questão prioritária para empresas que desejam maximizar seus índices de desempenho. Ignorar os benefícios ligados à automação é correr o risco de cair em um ritmo de produção fragilizado, com poucas perspectivas de melhorias. Tendo como referência a aplicação de uma tecnologia de ponta, reduzir custos será uma realidade alcançável, e mais do que isso, uma porta de entrada para que a empresa entre de vez em uma era de alta produtividade, de forma contínua e disruptiva.  

André Colmanetti, Executivo de Vendas na eCOMEX NSI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.