Microsoft investe em cabos submarinos para conectar data centers globalmente

0

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 11, durante a Semana Internacional de Telecomunicações (ITW, na sigla em inglês), evento anual dedicado à indústria de telecom, que está investindo em vários cabos submarinos para conectar seus data centers globalmente, acompanhando o crescente consumo de dados. Os investimentos, cujos termos financeiros não foram divulgados, envolvem dois projetos.

O primeiro compreende uma parceria da Microsoft com as provedoras de serviços de telecom Hibernia Networks e Aqua Comms, a qual prevê a construção de dois cabos submarinos, ambos com 10 Tbps (terabits por segundo) de largura de banda, para conectar os data centers da companhia na América do Norte, Irlanda e Reino Unido. A empresa, no entanto, não revelou a extensão dos cabos, tampouco quando iniciarão as operações.

"Estes cabos irão ajudar a fornecer dados a velocidades mais elevadas, com maior capacidade e menor latência para os nossos clientes em todo o mundo", comentou David Crowley, diretor de redes da Microsoft, em post publicado no blog do Microsoft Azure.

Adicionalmente, a Microsoft se juntou ao consórcio New Cross Pacific (NCP) Cable Networks formado pela China Mobile, China Telecom, China Unicom, Chunghwa Telecom e KT Corporation. Como parte da sua participação, a Microsoft vai investir em sua primeira landing station nos EUA a interligar a América do Norte à Ásia, com pontos passando pela China, Coreia do Sul, Taiwan e Japão. A capacidade dos cabos, que já estão em construção, será de 80 Tbps.

Em setembro do ano passado, a Microsoft concordou em comprar a capacidade de um cabo submarino de fibra ótica da Seaborn Networks, que ligará São Paulo a Nova York, o primeiro cabo a ligar o Brasil e os EUA diretamente. O sistema deve iniciar os serviços no quarto trimestre de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.