Gartner lista cinco áreas em que a IA melhora a tomada de decisões sobre a Covid-19

0

O Gartner avalia que os executivos responsáveis pela estratégia de Inteligência Artificial (IA), em especial os chief information officer (CIOs) e os chief data officers (CDOs) de organizações governamentais e ligadas à saúde, deveriam utilizar a inteligência artificial em cinco áreas específicas para melhorar a tomada de decisões durante a pandemia de coronavírus.

"Na luta contra a COVID-19, a Inteligência Artificial nos oferece um importante arsenal de recursos", afirma Erick Brethenoux, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. "Ela permite que sejam feitas previsões sobre a disseminação do vírus, auxilia a diagnosticar casos com mais rapidez e precisão, mede a eficácia de contramedidas para retardar a contaminação e otimiza ações de emergência, entre outros. O poder da Inteligência Artificial não deveria ser ignorado ou apenas utilizado parcialmente, desde que seja aplicado de maneira eticamente responsável".
As cinco áreas em que o uso de IA para combater a COVID-19 terão mais impacto são:

Detecção Precoce e Análise Epidêmica – As técnicas de Inteligência Artificial são usadas para entender, analisar e prever como e onde o vírus está se espalhando ou retrocedendo. O rastreamento automatizado de contato, por exemplo, é utilizado para criar gráficos detalhados de interação social a partir de uma análise profunda de dados dos cidadãos, como localizações de telefones celulares e reconhecimento facial público, refazendo os passos da população para identificar a provável fonte de contaminação do vírus. Além disso, indivíduos que estiveram em contato com a fonte podem ser notificados, testados ou colocados em quarentena.

"Outras aplicações de Inteligência Artificial que se enquadram nessa área incluem previsão de epidemias e monitoramento do desenvolvimento de imunidade da sociedade. Tais recursos são obviamente muito relevantes em curto prazo conforme a sociedade tenta 'achatar a curva' e minimizar a sobrecarga em nossos sistemas de saúde, mas também são importantes em longo prazo se novos surtos, esperemos que mais brandos, reaparecerem", explica o analista.

Contenção – Considerando o enorme impacto público e econômico de medidas como o distanciamento social, a colaboração com especialistas que não são nativos da área de Tecnologia da Informação é fundamental ao aplicar Inteligência Artificial aos esforços de contenção.

"A análise de comportamento gera novos insights que consideram as dinâmicas de comportamento humano, cultura e pensamento individual para responder perguntas sobre a conformidade social ou o surgimento de comportamentos coletivos indesejados", diz Pieter den Hamer, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. "Os executores da lei podem prever onde e quando as pessoas podem não aderir a ordens de ficar em casa ou de praticar o distanciamento social, por meio da aplicação preditiva, e enviar unidades de fiscalização para garantir esse cumprimento".

Triagem e Diagnóstico – O uso de auto triagem, habilitada para Inteligência Artificial, já ganhou popularidade à medida que práticas de telemedicina, incluindo o uso de assistentes virtuais, foram disponibilizadas para ajudar as pessoas a identificarem se estão possivelmente infectadas e quais são as próximas etapas apropriadas. O diagnóstico médico e a triagem aprimorados também são os recursos de Inteligência Artificial importantes que ajudam nessa área.

"A Inteligência Artificial é conhecida por melhorar a precisão de certos diagnósticos se aprimorada com julgamento humano, especialmente em casos mais complexos", afirma den Hamer. "A modelagem prognóstica ou a previsão de como a doença provavelmente se desenvolverá nos pacientes também podem ser usadas para melhorar as recomendações de tratamento. O fato de que a IA tem um papel a desempenhar na avaliação de risco e prognóstico do paciente não é algo a ser ignorado, especialmente quando existe a possibilidade de escassez de profissionais médicos".

Operações de Saúde – A Inteligência Artificial desempenha um papel importante na racionalização das operações de assistência médica e na otimização de recursos hospitalares escassos durante a pandemia. Os CIOs e CDOs da área de saúde podem usar ferramentas preditivas para melhorar a alocação de equipes, analisando antecipadamente números de pacientes e seus prognósticos individuais e fazendo referência cruzada com a disponibilidade de profissionais médicos, materiais e equipamentos qualificados. "O monitoramento remoto do paciente e o alerta com o uso de Inteligência Artificial também permitem que os doentes fiquem em casa, diminuindo a carga sobre os hospitais e fornecendo uma melhor compreensão de como os sintomas se desenvolvem ao longo do tempo", diz o analista do Gartner.

Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas (P&D) – Os gráficos de Inteligência Artificial e o Processamento em Linguagem Natural (PLN) permitem que os pesquisadores médicos vasculhem milhares de relatórios importantes para estabelecer conexões de dados em um ritmo sem precedentes. A pesquisa e o desenvolvimento aprimorados de vacinas também são capazes de identificar contramedidas para o coronavírus, incluindo aquelas que já foram testadas em seres humanos.

"Os CIOs e CDOs da área de saúde deveriam explorar todas as possibilidades da Inteligência Artificial para combater a COVID-19 utilizando um processo contínuo e sistemático de identificação e priorização de aplicações de IA. Os tecnólogos não deveriam superestimar sua capacidade de entender o que faz sentido de uma perspectiva de saúde pública e medicina e, portanto, trabalhar colaborativamente com profissionais de saúde para criar e anunciar um mercado aberto que compartilhe recursos, modelos e dados de IA de forma transparente", afirma den Hamer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.