HSBC deve antecipar processo de compensação de cheques por imagem

0

Até o fim deste ano, por determinação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições financeiras deverão fazer a compensação de cheques por meio de imagens e não mais pelo cheque em papel, como ocorre hoje. Em razão disso, o HSBC anunciou nesta sexta-feira, 11, uma parceria com a Xerox para o desenvolvimento de uma tecnologia que permite a compensação por imagens. Ela está prevista para ser lançada até o fim de julho.
Pela determinação da Febraban, os bancos terão que reunir todos os cheques depositados em suas agências e enviar para suas respectivas centrais de compensação, onde a liquidação dos saldos de cheques por meio de imagens deverá ser feita. A tecnologia do HSBC, no entanto, permite que a compensação seja feita nas próprias agências, de forma descentralizada, ficando as centrais de compensação incumbidas apenas de receberem as imagens dos cheques.
O HSBC deve sair na frente dos demais bancos que operam no Brasil já que a parceria para o desenvolvimento da tecnologia se trata uma extensão do contrato de terceirização de processos de negócios (BPO) firmado em 2007 com a Xerox. O contrato envolve todo o processamento de documento financeiros, incluindo títulos de cobrança, envelopes impressos caixas eletrônicos, etc.
O uso da tecnologia, no entanto, ainda não resultará em redução de gastos com papel e transporte. De acordo com a determinação da Febraban, os cheques ainda deverão ser enviados para as centrais de compensação para efeito de comparação em auditorias periódicas. Com a implantação da compensação por imagem nas agências, no entanto, o cheque físico perde seu valor financeiro, pois os papeis são enviados depois de compensados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.