A equipe do Centro de Pesquisa para Reabilitação de AVC no Hospital Elisabeth Bruyere em Ottawa, Canadá, liderada pelo dr. Finestone, comprovaram que a utilização de jogos virtuais (games) desenvolvidos exclusivamente para desafiar o equilíbrio dos pacientes, são mais eficazes do que os videogames tradicionais aplicados nas clínicas de fisioterapia.
Os games dedicados ao equilíbrio, jogados em pé e que dependem da movimentação do paciente para cumprir cada fase do jogo, resultaram em uma maior distância percorrida e mais agilidade do grupo de pacientes que executaram, durante 3 semanas, sessões diárias de 30 minutos.
O estudo foi realizado em 59 pacientes, todos em recuperação pós AVC, divididos em 2 grupos: aqueles que exercitaram sentados em videogames tradicionais do mercado (ex: Wii e Xbox) e outros que realizaram exercícios em pé, com jogos dedicados ao equilíbrio e reabilitação (ex: Jintronix).
Em ambos os casos houve avanços, porém aqueles que praticaram exercícios dedicados ao equilíbrio obtiveram um resultado, em média, 50% melhor no mesmo período de tratamento.
O grupo de pacientes que exercitaram em videogames tradicionais aumentou em 21 metros a distância percorrida em 2 minutos, sendo que o grupo de pacientes que exercitaram em videogames dedicados ao equilíbrio percorreu 33 metros durante os mesmos 2 minutos.
"Nós mostramos o quão simples, seguro e possível é aumentar a eficácia da fisioterapia" disse o dr. Finestone, acrescentando que "pacientes pós AVC conseguem jogar videogames em casa, porém é necessário que os jogos sejam desenvolvidos de forma específica para auxiliar na verdadeira recuperação do paciente".