Procuradoria dos EUA questiona eBay e PayPal sobre acordos de usuário

0

O procurador-geral do estado de New York, Eric Schneiderman, levantou algumas questões e se diz preocupado com a revisão dos acordos de usuário do eBay e de seu serviço de pagamento PayPal que, segundo ele, podem dar margem a manobras das empresas para inundar os consumidores com chamadas telefônicas por meio do uso de robocalls — discadores automáticos para ligar e reproduzir mensagens gravadas.

O gabinete do procurador-geral solicitou mais informações sobre os acordos de usuário que permitirão que as empresas entrem em contato por telefone para ofertas e promoções, cobrar dívida ou realizar pesquisas de opinião.

O acordo de usuário do Ebay está prevsito para entrar em vigor na segunda-feira, 15, e o do PayPal, em 1° de Julho. As empresas revisaram suas políticas de usuários como preparação para a cisão (spinoff) da unidade de pagamentos eletrônicos, prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano.

Como é habitual nos acordos de usuário, não há nenhuma maneira simples de bloquear o recebimento de ligações, embora empresa garanta que os usuários podem optar por não receber mensagens pré-gravadas, bastando para isso que entrem em contato com o serviço ao cliente por e-mail ou telefone.

O procurador-geral quer que o eBay e o PayPal respondam uma série de perguntas na próxima semana, incluindo a explicação sobre a razão para a execução das políticas de usuário, como elas planeia utiliza os robocalls e quais as opções de opt-out (exclusão das listas) que os consumidores têm.

O PayPal disse que vai trabalhar com a procuradoria para resolver essas questões. O eBay, por sua vez, disse que a empresa irá responder a todas as perguntas do procurador-geral.

O inquérito do procurador-geral do estado de Nova York lança luz sobre a proliferação de acordos de usuário, que muitas vezes pode incluir termos que são altamente favoráveis às empresas. Dentro de acordos de usuário, elas podem procurar limitar a sua responsabilidade para o uso de seus produtos ou obrigar os usuários a abrir mão de ações judiciais coletivas. Geralmente, os consumidores devem aceitar termos de um acordo de usuário ou optar por não utilizar o produto ou serviço.

"Dada a posição dominante no mercado dos sistemas de pagamento online, não está claro se os consumidores realmente terão uma escolha", disse a chefe do Bureau de Internet, Kathleen McGee, ao The Wall Street Journal. Ela disse que as novas políticas das empresas podem entrar em conflito com a lei de proteção do consumidor de telefonia, que limita as formas como as empresas podem agir para atingir os consumidores, tais como a que horas eles podem ser chamados e a exigência que mantenham uma lista "do-not-call" de pessoas.

A FCC está considerando uma proposta que permitiria aos consumidores serem adicionados à lista do-not-call por meio de um comando verbal, em vez de toda papelada, para pedir o bloqueio de chamadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.