As autoridades federais norte americanas (FBI) anunciaram nesta segunda-feira, 11, que interromperam os esquemas de Business Email Compromise (BEC) que são projetados para interceptar e sequestrar transferências eletrônicas de empresas e indivíduos, incluindo muitos idosos.
A Operação Wire Wire, um esforço coordenado de aplicação da lei pelo Departamento de Justiça dos EUA, Departamento de Segurança Interna dos EUA, Departamento do Tesouro dos EUA e Serviço de Inspeção Postal dos EUA, foi conduzido durante um período de seis meses, resultando em 74 prisões nos Estados Unidos e no exterior, incluindo 29 na Nigéria, e três no Canadá, Ilhas Maurício e Polônia. A operação também resultou na apreensão de quase US$ 2,4 milhões e na interrupção e recuperação de aproximadamente US$ 14 milhões em transferências eletrônicas fraudulentas.
A BEC, também conhecida como "cyber fraude financeira", é uma fraude sofisticada que geralmente visa funcionários com acesso a finanças de empresas que trabalham com fornecedores e / ou empresas estrangeiras que realizam regularmente pagamentos por transferência eletrônica. As mesmas organizações criminosas que usam a BEC também exploram vítimas individuais, muitas vezes compradores de imóveis, idosos e outros, convencendo-os a fazer transferências eletrônicas para contas bancárias controladas pelos criminosos. Isso geralmente é realizado por um funcionário-chave ou parceiro de negócios, depois de obter acesso à conta de e-mail dessa pessoa ou às vezes por meio de golpes de romance e loteria.
Os golpes da BEC podem envolver solicitações fraudulentas de cheques em vez de transferências eletrônicas; eles podem ter como alvo informações confidenciais, como informações pessoalmente identificáveis ??(PII) ou registros fiscais de funcionários em vez de, ou além do dinheiro; e eles não podem envolver um "compromisso" real de uma conta de e-mail ou rede de computadores Esses indivíduos são frequentemente membros de organizações criminosas transnacionais, que se originaram na Nigéria, mas se espalharam pelo mundo.