Nesta segunda-feira, 11, a Gestora de Inteligência de Crédito (GIC), empresa de informações de crédito criada pelos cinco maiores bancos do país, passa a atuar oficialmente no mercado brasileiro com a marca Quod. A proposta da fintech, atualmente em fase pré-operacional, é disponibilizar produtos e soluções de controle de risco, prevenção a fraudes e análise de grandes volumes de dados, tanto para instituições financeiras quanto para as demais empresas que demandem informações sobre risco de crédito no dia a dia de suas operações.
A empresa também dará foco no cadastro positivo, pois com isso, pessoas e companhias poderão ter maior conhecimento e controle de seus dados e de suas operações de crédito e pagamentos.
Os produtos e serviços fornecidos pela Quod combinarão técnicas de big data, inteligência artificial e o uso de plataformas tecnológicas de ponta para transformar informações de histórico de pagamentos em inteligência, durante as etapas de tomada de decisão na concessão de crédito.
A criação da Quod representa um passo importante para promover o aperfeiçoamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e coloca em prática uma mudança de perspectiva nas políticas de concessão de crédito que vêm sendo utilizadas no Brasil ao longo de vários anos. "Até agora, a consulta aos cadastros de inadimplentes era o principal método utilizado na concessão de crédito. O cadastro positivo inverte esta lógica, já que considera a pontualidade e a consistência do consumidor no pagamento de suas obrigações, possibilitando melhores condições para os bons pagadores, que passarão a ser reconhecidos por meio dos seus 'scores' de crédito", explica Rodrigo Abreu, presidente da Quod.
Para apoiar a construção da infraestrutura tecnológica, foi firmada uma parceria exclusiva de longo prazo com a empresa LexisNexis Risk Solutions, responsável por desenvolver e implementar a plataforma analítica da Quod. A LexisNexis atua em mais de 100 países, utilizando tecnologia de ponta e ferramentas analíticas avançadas e patenteadas que ajudam a avaliar riscos e melhorar processos decisórios.
Privacidade e proteção de dados
Ciente dos desafios enfrentados por empresas e consumidores quanto à privacidade e proteção de seus dados, a Quod, desde a sua criação, prioriza a segurança e sigilo das informações sob sua gestão, operando dentro dos padrões de governança corporativa e em conformidade regulatória. Todas as informações só serão disponibilizadas com as devidas autorizações. "Estamos construindo uma empresa sólida, transparente e inovadora. Trabalharemos com um enorme volume de dados para oferecer soluções que atendam clientes de todos os tamanhos e dos mais diversos setores da economia, mas sem nunca esquecer que 'dados são pessoas'. Entendemos a grande responsabilidade que temos, e por isso definimos a segurança e a proteção dos dados de todos como um de nossos valores fundamentais", explica Abreu.