O Brasil precisa de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação para promover o desenvolvimento. Essa é a opinião do ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), que afirmou que empresários precisam entender que sem investimentos em pesquisa e inovação a nação não deslancha.
"O empresário acha que inovar é comprar máquina está retrocedendo. Os investimentos em P&DI no Brasil são de 2/3 do governo e 1/3 das empresas. No restante do mundo é o inverso", disse Mercadante. "Tem que criar a cultura da inovação" completou.
Ele avaliou que na outra ponta do processo de fomento à inovação está a transferência de conhecimento para o setor privado. Neste sentido, o ministro citou uma proposta do governo federal para a criação de uma rede de transferência de conhecimento nos moldes da Embrapa. "A rede será constituída de centros de excelência já constituídos", comentou.
Uma análise sobre a atuação dos Institutos de Ciência e Tecnologia (INCTs) também foi mencionada por Mercadante, que disse que o país tem atualmente 122 institutos com investimentos de mais de R$ 600 milhões. "São instituições já criadas. Agora, chegou o momento de fazermos uma avaliação. Aqueles que tiveram sucesso, estudamos a possibilidade de aumentar os recursos. Por outro lado, os que não tiveram desempenho positivo precisam passar por reformulação", finalizou.
- Cultura