Brasil precisa de investimento em inovação para deslanchar, diz ministro

0

O Brasil precisa de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação para promover o desenvolvimento. Essa é a opinião do ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), que afirmou que empresários precisam entender que sem investimentos em pesquisa e inovação a nação não deslancha.
"O empresário acha que inovar é comprar máquina está retrocedendo. Os investimentos em P&DI no Brasil são de 2/3 do governo e 1/3 das empresas. No restante do mundo é o inverso", disse Mercadante. "Tem que criar a cultura da inovação" completou.
Ele avaliou que na outra ponta do processo de fomento à inovação está a transferência de conhecimento para o setor privado. Neste sentido, o ministro citou uma proposta do governo federal para a criação de uma rede de transferência de conhecimento nos moldes da Embrapa. "A rede será constituída de centros de excelência já constituídos", comentou.
Uma análise sobre a atuação dos Institutos de Ciência e Tecnologia (INCTs) também foi mencionada por Mercadante, que disse que o país tem atualmente 122 institutos com investimentos de mais de R$ 600 milhões. "São instituições já criadas. Agora, chegou o momento de fazermos uma avaliação. Aqueles que tiveram sucesso, estudamos a possibilidade de aumentar os recursos. Por outro lado, os que não tiveram desempenho positivo precisam passar por reformulação", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.