A velocidade do trabalho está aumentando e interferindo diretamente na mudança de perfil dos profissionais. Seja em casa ou no escritório, esta nova geração de trabalhadores considera que liberdade, flexibilidade, mobilidade e tecnologia sejam características essenciais para que se mantenham produtivos e obtenham maior satisfação no dia a dia durante a realização de suas atividades. Trabalhar passa a não ser mais uma simples tarefa a se cumprir, mas sim uma atividade por meio da qual se busca satisfação pessoal.
Neste cenário, surge um novo conceito de trabalho chamado “Smarter Working”, ou seja, “Trabalho mais Inteligente” focado em encontrar soluções para as necessidades identificadas pelos profissionais modernos proporcionando que estes trabalhem como, quando e onde desejam. Sendo assim, as companhias são desafiadas a repensar seus conceitos levando em consideração o ambiente de trabalho como um todo e também o comportamento das pessoas.
O Smarter Working tem por objetivo criar um ambiente social que proporcione interação espontânea e espaços onde ideias tanto de indivíduos quanto dos grupos sejam incentivadas, tornando a rotina de trabalho mais intuitiva. Um dos recursos que facilitam a implementação deste conceito são as comunicações unificadas por meio de equipamentos que unem sistemas de acordo com as necessidades de cada profissional e permitem que trabalhem com maior liberdade mantendo-os focados na produção de resultados. Desta maneira, é possível compartilhar arquivos entre múltiplos participantes e, de acordo com a empresa, possibilita participar de reuniões, apresentações e treinamentos via web, em tempo real.
A comunicação quebra barreiras e permite que as pessoas atinjam maior aproveitamento nas atividades praticadas uma vez que intensificam o envolvimento e conectividade entre os envolvidos. Além de comunicações unificadas, são utilizados outros recursos como lousas brancas, cadeiras confortáveis e equipamentos de áudio e vídeo para que o ambiente se torne mais dinâmico e satisfaça as necessidades de cada estilo de profissional para que estes otimizem a produtividade tanto em nível individual quanto coletivo.
Segundo pesquisa realizada pela Plantronics com 1.800 funcionários de médias e grandes empresas em seis países (Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, China, Índia e Austrália), 62% das empresas relatam ter funcionários que trabalham remotamente pelo menos parte de seu tempo e que 56% das empresas acreditam que o trabalho virtual de forma constante pode aumentar muito em sua companhia. Outro dado que chamou a atenção é que 60% dos funcionários utilizam tecnologias para trabalharem em grupo de maneira virtual, o que facilita o dia a dia de todos. O teletrabalho e a teleconferência tende a aumentar segundo os 53% dos CFOs nos EUA que responderam essa pesquisa e que relataram que planejam aumentar a intensidade dessas atividades. Para finalizar, foi comprovado estatisticamente com 56% que os tomadores de decisão estão mudando de pensamento e acreditam que trabalhar remotamente torna os funcionários mais produtivos.
Este fenômeno de mudança no sistema de trabalho que está dominando as corporações e se tornou uma questão global. A Plantronics, especialista em desenvolver soluções adequadas saiu na frente e já implementou em seus escritórios de Santa Cruz (México) o método de trabalho inteligente. Desde então foi constatada uma economia substancial sobre o imóvel, menos gastos com ligações e diminuição da aquisição de telefones de mesa. Também foi alcançado um aumento de 23% da satisfação dos colaboradores de acordo com pesquisa aplicada antes e depois da implantação do novo estilo de trabalho.
Vera Thomaz é sênior territory manager da Plantronics