Renault do Brasil firma parceria para produzir energia limpa e renovável de fonte fotovoltaica

0

A Renault do Brasil acaba de firmar uma parceria para se tornar autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, com a utilização de um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP), se tornando a primeira montadora do Brasil a utilizar deste tipo de sistema como principal fonte de energia elétrica para suprir a sua demanda operacional. A montadora, que já fazia uso de energia elétrica 100% limpa por meio da fonte hídrica, migrará o novo formato, dando um importante passo para evoluir ainda mais em linha com a sua agenda ESG e na sua estratégia de gestão energética.

"Esse projeto permite que a Renault do Brasil continue utilizando energia elétrica limpa em seu processo produtivo e ainda se torne autossuficiente na geração, contribuindo com o sistema energético brasileiro de forma sustentável", explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

A Renault do Brasil utilizará um dos cinco parques solares do Complexo Fotovoltaico de Castilho, o maior do estado de São Paulo, que possui capacidade de 270 MWp. O parque solar destinado exclusivamente para a geração de energia da Renault, possui capacidade de 50 MW.

O parque solar com capacidade de 50 MW irá fornecer 85% da energia elétrica utilizada pela Renault do Brasil nas fábricas de veículos e centro administrativo, chegando a 100% no mês de dezembro.

A empresa geradora teve uma atenção especial na instalação do Complexo para mitigar o impacto socioambiental na região, realizando um programa de compensação ambiental e cuidado com a fauna local, bem como ações desenvolvidas em parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente nas escolas municipais de Castilho (SP), alcançando mais de 1.400 alunos e 250 educadores. A usina entrou em operação observando todos os requisitos relacionados à saúde e segurança dos colaboradores e da comunidade.

"Este projeto evidencia a expertise da Comerc em atender demandas complexas e de grande porte com soluções sustentáveis em energia, como é o caso da Renault. Desta forma, garantimos que a montadora faça uma transição suave e assertiva de uma fonte que já era 100% limpa, como a hídrica, evoluindo para outra limpa e incentivada, que é a fotovoltaica", afirma Pedro Fiuza, Vice-Presidente de Geração Centralizada da Comerc Energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.