Aparelhos de baixo custo e smartphones concentrarão vendas de celulares

0

O futuro do mercado de celulares está e promete continuar cada vez mais dividido entre aparelhos simples e de baixo custo e smartphones topo de linha. De acordo com pesquisa da Juniper Research, até 2014 79% de todos os telefones móveis serão desses dois tipos, totalizando cerca de 1 bilhão de aparelhos em todo o mundo, sendo que os dispositivos de baixo custo responderão por mais da metade das unidades.
Essa característica já está fazendo com que as principais operadoras e fornecedores do setor se preparem para atender a uma demanda cada vez maior de pessoas de grupos socioeconômicos de baixo poder aquisitivo nos mercados emergentes, e uma também crescente demanda por aparelhos complexos nos países desenvolvidos.
Segundo o relatório, empresas mais bem posicionadas no mercado, como a Nokia, Apple e Research in Motion (RIM, fabricante do BlackBerry), já estão devidamente preparadas para se adaptar a essa nova realidade, mas outras fabricantes, como Sony Ericsson e Motorola, estão tendo que repensar suas estratégias.
Andrew Kitson, autor do estudo, observou que em cinco anos o número de celulares de baixo custo chegará a 700 milhões de unidades, alta de 31% em relação a 2008, mas o pico do consumo será em 2012, quando 716 milhões de aparelhos estarão no mercado. Segundo o analista, a demanda por smartphones também crescerá de forma exponencial, chegando a 360 milhões de usuários até o fim do período.
Na contramão, Kitson prevê que os aparelhos intermediários verão suas vendas caírem 41% durante o período pesquisado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.