A mudança de paradigma imposta pela pandemia de Covid-19 afeta todos os setores e departamentos das empresas. Esta nova situação levou as organizações a revisar e refinar os processos de seleção de pessoal, cujo desafio agora é conseguir uma avaliação remota ideal. A Atento, um dos cinco maiores provedores globais de serviços de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO), revela alguns fatos interessantes sobre entrevistas virtuais.
Os processos de seleção não estão imunes a essa mudança de paradigma e as empresas cada vez mais optam por soluções virtuais para agilizar a escolha de um candidato, otimizando custos e tempo. Para fazer uma entrevista, basta pegar o mouse ou o smartphone, sem sair de casa. Os processos seletivos que já utilizam esse tipo de método têm registrado maior produtividade e agilidade ao simplificar as etapas em até 20%.
"Estamos na era da conectividade e usamos isso a nosso favor nos dias de seleção de candidatos. Na Atento estamos realizando um processo seletivo totalmente online, construído e pensando tanto nos colaboradores quanto nos clientes", afirma Pablo Sánchez, Diretor de Marketing da Atento. "Soluções baseadas em Inteligência Artificial nos permitiram continuar a seleção dos perfis ideais para as nossas vagas de forma totalmente digital, garantindo a proteção à saúde dos candidatos e da equipe de RH e, ao mesmo tempo, mantendo as operações dos nossos clientes" acrescenta Pablo.
Aumenta a efetividade dos processos
Conforme divulgado pela Atento, 8 em cada 10 candidatos entrevistados por meio de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) são aprovados para preencher as vagas solicitadas, o que representa um aumento de 30% na taxa de aprovação em relação ao método tradicional. Neste contexto, o percentual de aprovação dos candidatos passou de 50% em 2019, onde predominavam as entrevistas presenciais, para 80% em 2020, utilizando ferramentas virtuais.
O sucesso consiste em incorporar provas, testes comportamentais, entrevistas e feedbacks, tudo em uma plataforma simples, interativa e intuitiva. Ao implementar soluções de Inteligência Artificial para encontrar os perfis mais adequados, a Atento registrou um aumento de quase 30% na taxa de aprovação em testes online dos candidatos.
Além disso, a empresa conseguiu transferir os processos de formação para as suas plataformas digitais. Enquanto no ano passado, 9 em cada 10 treinamentos foram realizados pessoalmente, agora 70% são realizados online.
A Atento possui um sistema de rastreamento de candidatos (ATS – Applicant Tracking System) e inteligência artificial, que garante um processo ágil e personalizado para potencializar o recrutamento dos melhores profissionais. Segundo estimativas da Industry Research, este mercado atingirá um valor superior a 1,1 bilhão de dólares até 2026. Da mesma forma, estima-se que a implementação destes sistemas reduzirá a rotatividade de pessoal em cerca de 10% e aumentará a permanência dos colaboradores em mais 6 meses.
Com a ajuda da tecnologia e da competência das equipes de RH, é garantida uma seleção ágil, graças a testes personalizados, entrevistas on-line gravadas e o uso de inteligência artificial para classificar os candidatos de acordo com diferentes fatores, como geolocalização, formação, experiência, conhecimento, entre outros.
Da seleção à formação
O treinamento também é um desafio para as organizações. Quando um candidato é contratado, uma equipe de especialistas em desenvolvimento garante o treinamento adequado do funcionário, por meio de sessões virtuais dinâmicas e personalizadas. Para isso, metodologias como treinamento neural, podcasts, videoblogs e jogos são utilizadas por meio de plataformas online. Esse tipo de entrevista está contribuindo para o sucesso das empresas em seus processos seletivos, melhorando o índice de aprovação e a qualidade dos candidatos contratados.
Conforme revelado pela Atento, o recrutamento virtual de pessoal está em pleno crescimento e os dados comprovam a eficácia destes novos processos. Segundo a empresa, só em 2020, no Brasil, cerca de 60 mil candidatos se inscreveram na sua plataforma de seleção.
Outro exemplo significativo é o caso do Peru, onde a Atento realizou quase 6.000 entrevistas virtuais, mais de 4.000 treinamentos virtuais, tem 21.000 usuários ativos em plataformas de e-learning, quase 3.000 pessoas contratadas digitalmente e mais de 6.000 usuários conectados por app até julho deste ano.