8 em cada 10 candidatos entrevistados por Inteligência Artificial são contratados

0

A mudança de paradigma imposta pela pandemia de Covid-19 afeta todos os setores e departamentos das empresas. Esta nova situação levou as organizações a revisar e refinar os processos de seleção de pessoal, cujo desafio agora é conseguir uma avaliação remota ideal. A Atento, um dos cinco maiores provedores globais de serviços de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO), revela alguns fatos interessantes sobre entrevistas virtuais.

Os processos de seleção não estão imunes a essa mudança de paradigma e as empresas cada vez mais optam por soluções virtuais para agilizar a escolha de um candidato, otimizando custos e tempo. Para fazer uma entrevista, basta pegar o mouse ou o smartphone, sem sair de casa. Os processos seletivos que já utilizam esse tipo de método têm registrado maior produtividade e agilidade ao simplificar as etapas em até 20%.

"Estamos na era da conectividade e usamos isso a nosso favor nos dias de seleção de candidatos. Na Atento estamos realizando um processo seletivo totalmente online, construído e pensando tanto nos colaboradores quanto nos clientes", afirma Pablo Sánchez, Diretor de Marketing da Atento. "Soluções baseadas em Inteligência Artificial nos permitiram continuar a seleção dos perfis ideais para as nossas vagas de forma totalmente digital, garantindo a proteção à saúde dos candidatos e da equipe de RH e, ao mesmo tempo, mantendo as operações dos nossos clientes" acrescenta Pablo.

Aumenta a efetividade dos processos

Conforme divulgado pela Atento, 8 em cada 10 candidatos entrevistados por meio de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) são aprovados para preencher as vagas solicitadas, o que representa um aumento de 30% na taxa de aprovação em relação ao método tradicional. Neste contexto, o percentual de aprovação dos candidatos passou de 50% em 2019, onde predominavam as entrevistas presenciais, para 80% em 2020, utilizando ferramentas virtuais.

O sucesso consiste em incorporar provas, testes comportamentais, entrevistas e feedbacks, tudo em uma plataforma simples, interativa e intuitiva. Ao implementar soluções de Inteligência Artificial para encontrar os perfis mais adequados, a Atento registrou um aumento de quase 30% na taxa de aprovação em testes online dos candidatos.

Além disso, a empresa conseguiu transferir os processos de formação para as suas plataformas digitais. Enquanto no ano passado, 9 em cada 10 treinamentos foram realizados pessoalmente, agora 70% são realizados online.

A Atento possui um sistema de rastreamento de candidatos (ATS – Applicant Tracking System) e inteligência artificial, que garante um processo ágil e personalizado para potencializar o recrutamento dos melhores profissionais. Segundo estimativas da Industry Research, este mercado atingirá um valor superior a 1,1 bilhão de dólares até 2026. Da mesma forma, estima-se que a implementação destes sistemas reduzirá a rotatividade de pessoal em cerca de 10% e aumentará a permanência dos colaboradores em mais 6 meses.

Com a ajuda da tecnologia e da competência das equipes de RH, é garantida uma seleção ágil, graças a testes personalizados, entrevistas on-line gravadas e o uso de inteligência artificial para classificar os candidatos de acordo com diferentes fatores, como geolocalização, formação, experiência, conhecimento, entre outros.

Da seleção à formação

O treinamento também é um desafio para as organizações. Quando um candidato é contratado, uma equipe de especialistas em desenvolvimento garante o treinamento adequado do funcionário, por meio de sessões virtuais dinâmicas e personalizadas. Para isso, metodologias como treinamento neural, podcasts, videoblogs e jogos são utilizadas por meio de plataformas online. Esse tipo de entrevista está contribuindo para o sucesso das empresas em seus processos seletivos, melhorando o índice de aprovação e a qualidade dos candidatos contratados.

Conforme revelado pela Atento, o recrutamento virtual de pessoal está em pleno crescimento e os dados comprovam a eficácia destes novos processos. Segundo a empresa, só em 2020, no Brasil, cerca de 60 mil candidatos se inscreveram na sua plataforma de seleção.

Outro exemplo significativo é o caso do Peru, onde a Atento realizou quase 6.000 entrevistas virtuais, mais de 4.000 treinamentos virtuais, tem 21.000 usuários ativos em plataformas de e-learning, quase 3.000 pessoas contratadas digitalmente e mais de 6.000 usuários conectados por app até julho deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.