Cooperativa Santa Clara atualiza infraestrutura tecnológica e ganha agilidade na gestão

0

A Cooperativa Santa Clara adotou a infraestrutura hiperconvergente da Nutanix para gerenciar seu ambiente virtual. Com isso, a cooperativa agora tem uma gestão mais prática, backups e processos mais rápidos e uma melhor orquestração, tudo isso com redução do consumo de energia e de espaço físico utilizado no datacenter.

Fundada originalmente por apenas 17 pequenos agricultores, hoje a Cooperativa Santa Clara é formada por cerca de 5.500 associados e possui aproximadamente 2.200 colaboradores empenhados na tarefa de fazer funcionar uma cadeia produtiva que combina controle na produção leiteira e investimentos constantes na modernização dos processos industriais e unidades comerciais, compostas por uma rede de lojas especializadas.

Em conjunto com a integradora de soluções TechChannel – pioneira em projetos de consolidação de datacenters no Sistema S com a solução hiperconvergente – a Cooperativa Santa Clara migrou todo o seu ambiente virtual para a solução da Nutanix no ano de 2016. Na primeira fase do projeto, usavam hypervisor de terceiros. Os resultados satisfatórios já somavam três anos quando em 2019 foi iniciada a segunda fase do projeto em que migraram 100% em hypervisor Nutanix.

"Colocamos todo o nosso ambiente virtual baseado em Nutanix, o que melhorou muito a gestão e a disponibilização de máquinas virtuais. Estávamos ansiosos para ver se tudo seria como prometido e foi fácil, rápido e sem falhas", conta Daniel Misturini, gerente de TI da Cooperativa Santa Clara. "Queríamos aumentar nosso ambiente virtual e, na ocasião, começamos a estudar a hiperconvergência e vimos que a Nutanix estava à frente dos demais players. A redução de racks no datacenter foi tão grande que nos levou até a pensar em locação de espaços".

Mesmo com a atual crise pandêmica do COVID-19, a Cooperativa Santa Clara seguiu seus planos de investimentos em inovação e iniciou a terceira fase do projeto com a Nutanix para expandir e melhorar seu ambiente de backup, banco de dados e ambiente de servidores de testes e homologação. Segundo Misturini, a expansão do projeto foi articulada pensando no futuro. "Poderíamos ter reduzido bastante o investimento em novas tecnologias para sanar apenas a necessidade de backup, mas optamos por melhorar toda a infraestrutura do datacenter e pensar com visão de longo prazo".

Agora, todo o espaço de gerenciamento da Santa Clara hospeda duas caixas no datacenter principal, sendo quatro "U"s no hack principal e três no hack secundário. Ou seja, com apenas nove estruturas físicas e mais a interface de gerenciamento AHV, a companhia é capaz de administrar um banco de dados consideravelmente grande, com cerca de 4 terabytes.

Todo esse volume de informação – resultado de mais de 67 "CNPJs" que compõem a cooperativa – precisa fluir de maneira ágil e segura, de forma a garantir que a Santa Clara tenha o total controle dos processos de suas diversas atividades, que vão desde o mercado varejista até frigoríficos e fábricas de rações para suínos e bovinos.

Com esta última aquisição, a Santa Clara irá ajustar o SQL para o novo nó (ponto de conexão) de produção e, com isso, poderá liberar espaço e recursos para servidores de desenvolvimento e homologação que estão rodando no sistema legado de 2011.  Dessa forma, a tecnologia Nutanix adquirida recentemente passará a ser utilizada como o nó de produção, e o que está atualmente como produção será utilizado para operar os ambientes de teste e desenvolvimento.

"A Nutanix sente grande orgulho em estar presente na transformação digital de uma companhia tão importante e tradicional quanto a Cooperativa Santa Clara. É uma realização muito especial permitir que fluxos e processamento mais ágeis impactem – mesmo que indiretamente – positivamente na qualidade do produto final presente na mesa de muitas famílias brasileiras", diz Leonel Oliveira, diretor geral da Nutanix Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.