Sacar e depositar dinheiro são as transações mais realizadas por brasileiros com conta em banco, aponta pesquisa TecBan/Instituto Locomotiva

0

O Banco24Horas, que proporciona autonomia e acesso financeiro às pessoas por meio de soluções financeiras da TecBan, e o Instituto Locomotiva apresentam a pesquisa Os Brasileiros e os Bancos, estudo sobre a relação dos brasileiros com o dinheiro e instituições financeiras. Os resultados mostraram que o recebimento e o saque de dinheiro são as operações mais comuns entre os brasileiros que possuem conta em banco, com 65% de predominância.

A operação de saque é especialmente relevante entre os brasileiros das classes D e E. Ao todo, 27% das pessoas bancarizadas nessa faixa de renda têm no saque a operação mais utilizada. O estudo apontou, ainda, que 34 milhões de brasileiros não movimentaram nenhuma conta bancária no último mês e 37% das pessoas que recebem por aplicativos sacam tudo o que ganham.

A pesquisa também mostra que, embora 90% dos brasileiros possuam conta em banco, dois em cada 10 brasileiros não usaram nenhuma conta bancária nos últimos 30 dias. São cerca de 34 milhões de pessoas (bancarizadas e não bancarizadas), que movimentam aproximadamente R$ 347 bilhões.  É uma parcela da população composta, principalmente, por moradores do interior dos estados, mulheres, pessoas mais jovens (18 a 34 anos), e com menor escolarização (fundamental ou médio). "Existe uma parcela enorme da população que saca o dinheiro para ter mais controle e até mais descontos. O Banco24Horas oferece acesso a mais de 90 serviços financeiros e não apenas ao dinheiro", avalia Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas.

A pesquisa mostra que 76% dos brasileiros que possuem carteira digital estouram o pacote de dados antes do período programado. "O medo de não conseguir concretizar transações por falta de sinal e/ou pacote de dados móveis ainda é uma realidade muito latente, o que torna o caixa eletrônico um ambiente seguro para transacionar e altamente disponível, mesmo nas regiões mais remotas", pondera Mazzi.

O levantamento ainda registra que 20% dos brasileiros, em torno de 32 milhões de pessoas, utilizaram algum aplicativo para trabalhar ou obter renda e que 37% sacam tudo o que ganham.  "O consumidor procura uma ponte entre o físico e o digital. Os caixas eletrônicos do Banco24Horascumprem esta função. No século XXI, a lógica que de fato entrega tudo o que o consumidor precisa é aquela que une as comodidades do digital com a experiência que só o físico consegue oferecer", diz Renato Meirelles, CEO do Instituto Locomotiva.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a TecBan, com abrangência nacional, entre os dias 13 e 21 de maio deste ano. A amostra utilizou entrevistas de 1.610 homens e mulheres de todas as classes sociais acima dos 18 anos. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

Nova marca

A Tecban também divulgou a nova marca do Banco24Horas, com novos elementos e com uma tipografia exclusiva criada por Fabio Haag, com letras mais curvilíneas, fluidas e traços marcantes e proprietários para transmitir mais proximidade. Para fortalecer o universo visual, a paleta de cores também se expandiu e conta agora com tons de marrom, azul, amarelo e cinza, além dos tradicionais e reconhecidos vermelho e branco. Além da fonte chamada Banco24Horas, a marca ganha ainda um vasto repertório de ícones e ilustrações que comporão a identidade visual.

Junto com essas novidades a marca fortalece um compromisso de atuação em cinco territórios que se conectam com o posicionamento e propósito do negócio: liberdade financeira, economia local, educação, cultura brasileira e carreira profissional. "Entendemos que estes pilares são essenciais para promover a autonomia. Falamos com todos os brasileiros e queremos oferecer ainda mais recursos que contribuam para acelerar a inclusão financeira a partir do conhecimento para vermos as pessoas fazendo acontecer", pontua Thais Passarella, head de Marketing, Marca e Comunicação.

Neste ano ainda, o Banco24Horas deve alcançar a marca de 24 mil caixas eletrônicos distribuídos em 1000 cidades, com mais de 90 serviços, reforçando sua presença e relevância no dia a dia das pessoas, seja no caminho para o trabalho, escola, farmácia ou supermercado, movimentando a economia local e impactando a vida financeira de milhares de brasileiros. Responsável por movimentar 5% do PIB brasileiro por meio dos caixas eletrônicos, o Banco24Horas tem investido cada vez mais em novas funções e serviços para que o brasileiro tenha acesso financeiro de forma eficiente e inovadora, onde e como quiser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.