O Banco24Horas, que proporciona autonomia e acesso financeiro às pessoas por meio de soluções financeiras da TecBan, e o Instituto Locomotiva apresentam a pesquisa Os Brasileiros e os Bancos, estudo sobre a relação dos brasileiros com o dinheiro e instituições financeiras. Os resultados mostraram que o recebimento e o saque de dinheiro são as operações mais comuns entre os brasileiros que possuem conta em banco, com 65% de predominância.
A operação de saque é especialmente relevante entre os brasileiros das classes D e E. Ao todo, 27% das pessoas bancarizadas nessa faixa de renda têm no saque a operação mais utilizada. O estudo apontou, ainda, que 34 milhões de brasileiros não movimentaram nenhuma conta bancária no último mês e 37% das pessoas que recebem por aplicativos sacam tudo o que ganham.
A pesquisa também mostra que, embora 90% dos brasileiros possuam conta em banco, dois em cada 10 brasileiros não usaram nenhuma conta bancária nos últimos 30 dias. São cerca de 34 milhões de pessoas (bancarizadas e não bancarizadas), que movimentam aproximadamente R$ 347 bilhões. É uma parcela da população composta, principalmente, por moradores do interior dos estados, mulheres, pessoas mais jovens (18 a 34 anos), e com menor escolarização (fundamental ou médio). "Existe uma parcela enorme da população que saca o dinheiro para ter mais controle e até mais descontos. O Banco24Horas oferece acesso a mais de 90 serviços financeiros e não apenas ao dinheiro", avalia Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas.
A pesquisa mostra que 76% dos brasileiros que possuem carteira digital estouram o pacote de dados antes do período programado. "O medo de não conseguir concretizar transações por falta de sinal e/ou pacote de dados móveis ainda é uma realidade muito latente, o que torna o caixa eletrônico um ambiente seguro para transacionar e altamente disponível, mesmo nas regiões mais remotas", pondera Mazzi.
O levantamento ainda registra que 20% dos brasileiros, em torno de 32 milhões de pessoas, utilizaram algum aplicativo para trabalhar ou obter renda e que 37% sacam tudo o que ganham. "O consumidor procura uma ponte entre o físico e o digital. Os caixas eletrônicos do Banco24Horascumprem esta função. No século XXI, a lógica que de fato entrega tudo o que o consumidor precisa é aquela que une as comodidades do digital com a experiência que só o físico consegue oferecer", diz Renato Meirelles, CEO do Instituto Locomotiva.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a TecBan, com abrangência nacional, entre os dias 13 e 21 de maio deste ano. A amostra utilizou entrevistas de 1.610 homens e mulheres de todas as classes sociais acima dos 18 anos. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.
Nova marca
A Tecban também divulgou a nova marca do Banco24Horas, com novos elementos e com uma tipografia exclusiva criada por Fabio Haag, com letras mais curvilíneas, fluidas e traços marcantes e proprietários para transmitir mais proximidade. Para fortalecer o universo visual, a paleta de cores também se expandiu e conta agora com tons de marrom, azul, amarelo e cinza, além dos tradicionais e reconhecidos vermelho e branco. Além da fonte chamada Banco24Horas, a marca ganha ainda um vasto repertório de ícones e ilustrações que comporão a identidade visual.
Junto com essas novidades a marca fortalece um compromisso de atuação em cinco territórios que se conectam com o posicionamento e propósito do negócio: liberdade financeira, economia local, educação, cultura brasileira e carreira profissional. "Entendemos que estes pilares são essenciais para promover a autonomia. Falamos com todos os brasileiros e queremos oferecer ainda mais recursos que contribuam para acelerar a inclusão financeira a partir do conhecimento para vermos as pessoas fazendo acontecer", pontua Thais Passarella, head de Marketing, Marca e Comunicação.
Neste ano ainda, o Banco24Horas deve alcançar a marca de 24 mil caixas eletrônicos distribuídos em 1000 cidades, com mais de 90 serviços, reforçando sua presença e relevância no dia a dia das pessoas, seja no caminho para o trabalho, escola, farmácia ou supermercado, movimentando a economia local e impactando a vida financeira de milhares de brasileiros. Responsável por movimentar 5% do PIB brasileiro por meio dos caixas eletrônicos, o Banco24Horas tem investido cada vez mais em novas funções e serviços para que o brasileiro tenha acesso financeiro de forma eficiente e inovadora, onde e como quiser.