A Tata Consultancy Services (TCS) Brasil, braço de tecnologia da informação do Grupo TATA, fechou parceria para um programa de capacitação com sete instituições de ensino. O acordo vai beneficiar mais de 300 alunos de tecnologia que serão absorvidos pela empresa ao longo dos próximos seis meses.
A prestadora de serviços já selecionou 165 estudantes em 2006 e sua meta para os próximos três anos é a contratação anual de 400 jovens que passarem por esse programa.
Na cidade de São Paulo, os acordos foram firmados com a Universidade Anhembi-Morumbi, Fundação Bradesco, FASP (Faculdades Associadas de São Paulo), Impacta Tecnologia e Faculdade IBTA. Ainda participam do projeto a UniCEUB (Centro Universitário de Brasília) e a Anhanguera Educacional, entidade mantenedora de cinco universidades na região de Campinas.
No Brasil, o programa seguirá as diretrizes do Academic Interface Program (AIP), adaptado ao mercado local. O AIP foi criado há três anos pela matriz da empresa na Índia. Só no ano passado, foram realizados mais de 25 encontros com o meio acadêmico para apresentação do programa pedagógico, dos quais participaram cerca de 700 professores de 90 instituições.
Caberá à TCS Brasil certificar os professores das instituições, assim como acompanhar a dinâmica dos cursos, que serão direcionados para algumas das práticas mais exigidas pelo mercado, incluindo Engenharia de Software e Processos de Qualidade. Além disso, ao longo do programa os alunos terão palestras ministradas por consultores da TCS.
?Este é o primeiro passo de projeto muito importante para a TCS Brasil. De um lado temos um mercado altamente demandante e que hoje desperdiça inúmeras oportunidades. De outro, temos uma massa de jovens que necessita de uma formação adequada com a realidade desse mercado. Mais do que contratar estagiários, queremos dar nossa contribuição para ajudar a resolver um problema de cunho social, que é a falta de qualificação desses jovens. E para isso vamos participar dessa formação junto com a escola, transferindo conteúdo por meio de nossos consultores e ajudando a gerir o curso?, explica Sérgio Rodrigues, Presidente da TCS Brasil.
Poderão participar do processo estudantes a partir do 4.º semestre de cursos em tecnologia da informação ou áreas correlatas. Para os cursos de curta duração (2 anos) os alunos a partir do 2º semestre também podem participar. O formato dos cursos está sendo definido com cada universidade, de forma que não conflite com o calendário oficial do curso. A carga horária inicial será em torno de 100 horas, podendo variar de acordo com o conteúdo aplicado. Após essa etapa inicial, o estudante será contratado como estagiário da TCS e receberá a formação específica em ferramentas e plataformas nas quais irá se especializar.