O fato da Telecom Italia não ter definido a venda da TIM Brasil dá margem a especulações do mercado sobre o futuro da operação móvel no País.
Vários cenários podem ser montados, dependendo do comprador. Entre os potenciais interessados, segundo os analistas, estão a Telefônica e a Claro.
A primeira poderia vender sua participação na Vivo para a Portugal Telecom e concentrar-se na TIM, operação lucrativa, totalmente GSM, ao gosto dos espanhóis, e com uma boa cobertura no País.
Já a Claro, com esse movimento, poderia ganhar market share e deter mais de 70% das operações móveis no País. Mas teria que resolver a questão da sobreposição de licenças em São Paulo e a concentração no mercado, o que jogaria para o Cade e para a Anatel um enorme problema a ser resolvido. Outra companhia que pode ter interesse na TIM, dizem analistas, é a Telemar, para complementar seu roaming.
A própria Portugal Telecom, que hoje briga com a Sonae para decidir seu futuro, não pode ser descartada. Sem a Sonae, o grupo já manifestou interesse de continuar e inclusive ampliar participação no Brasil. Poderia se desligar da Vivo e apostar na TIM, e até mesmo na Brasil Telecom, que também está sendo vendida.
?O ativo da TIM faz sentido para quase todo mundo pois é muito atraente. E (a operação) faz muito sentido para a Telecom Italia em um mundo de consolidações?, diz o analista da Bear Stearns, Alexandre Constantini.
As ações da TIM Part S/A PN e as da TIM Part S/A ON estiveram entre as maiores altas da Bovespa hoje com 6,06% e 4,84% respectivamente. As da Vivo PN subiram 4,33%.
Excesso de vendedores
A verdade é que o mercado brasileiro tem hoje excesso de empresas à venda e poucas compradoras. Fundos de pensão, Citibank e Telecom Italia querem vender suas ações na Brasil Telecom e na Brasil Telecom GSM. Fundos e Citi querem vender suas participações minoritárias na Telemar.
Os controladores (parte deles, pelo menos) da Telemar também estão buscando uma forma de sair da empresa, e apostam na pulverização de capital. A Portugal Telecom pode se tornar vendedora caso a Sonae torne-se sua controladora. A Telemig e a Amazônia Celular estão sendo vendidas pelos fundos, Citibank e pelo Opportunity.
A TIM, agora, também entra oficialmente na lista das empresas que buscam comprador. E os únicos compradores conhecidos são os de sempre: Telmex e Telefônica.