Pateo76 celebra dois anos com recorde de inscrições no seu programa de impulsionamento

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Com investimento de mais de R$ 2,5 milhões em dois anos, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) comemora dois anos de criação do Pateo76, um hub de inovação, coordenado pelo Conselho de Inovação (CONIN), localizado no coração do Centro Histórico da cidade paulista, na rua Boa Vista, 76, ao lado do Pateo do Collegio. Desde a sua inauguração, o empreendimento alcançou cerca de 970 mil pessoas através de suas atividades, conectando 2.500 empreendedores à rede do hub e proporcionando mais de 700 horas de orientação.

O espaço oferece um local voltado para a construção continua de oportunidade de conexões, papos sobre empreendedorismo e eventos destinados ao desenvolvimento do ecossistema. Com isso, hoje o Pateo76 é um ponto de convergência e catalisador de projetos e iniciativas ao proporcionar às startups uma possibilidade de amplificar suas atividades, tudo isso potencializado com parceiros renomados, como o Sebrae/SP, Ade Sampa, Associação Brasileira de Startups, Oasis Lab e Bossa Nova Investimentos.

Aos empreendedores, o Pateo76 oferece uma variedade de espaços funcionais, como salas adaptáveis para reuniões, estações de trabalho integradas, um estúdio de gravação e equipamentos de última geração que garantem alta tecnologia e conectividade, estrutura que contribui para consolidar o Pateo76 como um ambiente propício para a colaboração e o desenvolvimento empresarial.

Programa Ac boost

Em julho de 2021, em plena pandemia, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o Sebrae/SP, lançou o Ac boost, projeto de impulsionamento direcionado para estar mais perto das startups legalmente constituídas que estejam em fase final de validação, em mercado ou em tração.

As selecionadas passam por um cronograma intensivo com sete etapas de atividades totalmente novas, incluindo mentorias personalizadas workshops e trilhas de conhecimento lideradas por especialistas do Conselho de Inovação (CONIN), Sebrae/SP e profissionais mentores do mercado. Ao final do programa, as finalistas recebem o Selo de Inovação da ACSP, um certificado que atesta que a Associação Comercial avaliou e endossou a capacidade dessas startups para serem adotadas pelos pequenos empresários.

Na sua primeira edição, após passar por um "cheque up" foram 202 inscrições, das quais 20 startups foram selecionadas, após passar por uma conferência, uma mini "due diligence". No ano seguinte, dentre 391 inscritas, 56 foram escolhidas. Durante essas duas edições inaugurais, foram emitidos mais de 50 selos de Inovação, com cerca de 80% dos participantes no último ciclo relatando ter alcançado novas oportunidades de negócios graças ao Ac boost. "Fazemos também um trabalho de orientação, para que num processo futuro a startup não selecionada possa vir a ser aprovada dentro dos critérios necessários", diz Alessandra Andrade, gestora do Pateo76 e coordenadora do Conselho de Inovação (CONIN), da ACSP.

Foram, ainda, mais de 40 possíveis novos produtos mapeados para os associados da ACSP, e o primeiro contrato fechado entre uma startup Ac boost e a Associação Comercial foi realizado neste ano com a Hoff Analytics, participante da edição de 2022.

Em 2023, o Ac boost registrou um marco histórico ao receber um total de 1.029 inscrições. Deste grupo, 60 startups foram selecionadas para avançar na próxima fase do programa.

A executiva destaca que "o número de participantes do Ac boost 2023 evidencia a relevância do programa para o mercado das startups, uma vez que a ACSP é uma entidade com a capacidade de estabelecer relações e compreender quais são as dificuldades enfrentadas pelo empreendedor".

"O projeto é extremamente relevante não só para imagem da Associação, pois além de aumentar o número de associados,  ela viabiliza principalmente a criação de produtos para se tornar mais relevantes para o pequeno empreendedor", explica Alessadra.

Analisando o quadro geral, é importante notar que 53% dos inscritos declararam estar em estágios de crescimento, tração ou expansão, enquanto 43% adotam o modelo de receita baseado em assinaturas. Além disso, 59% afirmaram que membros de suas equipes ocuparam cargos de gerência de alto nível em experiências prévias. Esses dados constituem o perfil predominante das startups selecionadas, aquelas que estão no estágio final de validação ou que já estão atuando no mercado, mas buscam um impulso para alcançar o próximo nível do seu negócio.

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