Um levantamento recente junto a 1.050 profissionais de marketing distribuídos por agências e empresas norte-americanas de vários segmentos econômicos, revelou as dez maiores frustrações desse público quanto ao uso das redes sociais nas estratégias de comunicação e marca de suas empresas/clientes (veja quadro).
Os dados da The Chief Marketer 2012 Social Marketing Survey, obtidos entre 7 de agosto e 10 de setembro últimos, apontam que a dificuldade de calcular o retorno (ROI) das ações envolvendo mídia social ainda representa a maior dor de cabeça para esses profissionais..
Essa frustração, citada por 56% dos respondentes, resulta da segunda queixa mais frequente (55%), relacionada com a dificuldade de rastrear com precisão vendas resultantes de campanhas sociais. A insatisfação com a impossibilidade de "linkar" engajamento social e vendas atinge tanto os segmentos B2C quanto B2B.
No ranking de frustrações, chama atenção o numero significativo de empresas não convencidas quanto à necessidade de uso das plataformas de relacionamento em benefício do negócio. Em torno de 22% dos respondentes afirmaram ser essa a situação na empresa ou marca para a qual trabalham.
O levantamento também aponta, entre outras coisas, que 76% das empresas realizam algum nível de marketing dentro de mídias sociais, enquanto 16% não fazem fazendo nada nesse sentido, e nem pretendem fazê-lo este ano.
Maiores frustrações de profissionais de marketing com mídia social |
|
% de respondentes |
Frustração |
56% |
É difícil calcular retorno (ROI) |
55% |
É difícil ligar o engajamento social às vendas |
39% |
A curadoria de conteúdo social toma muito tempo |
35% |
A constante necessidade de conteúdo novo é avassaladora |
25% |
É difícil gerenciar múltiplas plataformas sociais |
22% |
A corporação não está convencida que social é necessário |
21% |
Os seguidores/curtidores são insuficientes para justificar o esforço social |
18% |
Não sei que tipo de conteúdo oferecer na mídia social |
15% |
Estou incerto sobre em quais canais nossos clientes estão |
13% |
Definir regras para participação social da marca é muito difícil |
10% |
Expor a marca a excessivas críticas ou comentários negativos |
Fonte: ChiefMarketer, Out/2012 |
(Com informações de Media Post e imagem do site Thedrum)