Profissionais de marketing revelam suas maiores frustrações com mídia social

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    Um levantamento recente junto a 1.050 profissionais de marketing distribuídos por agências e empresas norte-americanas de vários segmentos econômicos, revelou as dez maiores frustrações desse público quanto ao uso das redes sociais nas estratégias de comunicação e marca de suas empresas/clientes (veja quadro).

    Os dados da The Chief Marketer 2012 Social Marketing Survey, obtidos entre 7 de agosto e 10 de setembro últimos, apontam que a dificuldade de calcular o retorno (ROI) das ações envolvendo mídia social ainda representa a maior dor de cabeça para esses profissionais..

    Essa frustração, citada por 56% dos respondentes, resulta da segunda queixa mais frequente (55%), relacionada com a dificuldade de rastrear com precisão vendas resultantes de campanhas sociais. A insatisfação com a impossibilidade de "linkar" engajamento social e vendas atinge tanto os segmentos B2C quanto B2B.

    No ranking de frustrações, chama atenção o numero significativo de empresas não convencidas quanto à necessidade de uso das plataformas de relacionamento em benefício do negócio. Em torno de 22% dos respondentes afirmaram ser essa a situação na empresa ou marca para a qual trabalham.

    O levantamento também aponta, entre outras coisas, que 76% das empresas realizam algum nível de marketing dentro de mídias sociais, enquanto 16% não fazem fazendo nada nesse sentido, e nem pretendem fazê-lo este ano.

    Maiores frustrações de profissionais de marketing com mídia social

    % de respondentes

    Frustração

    56%

    É difícil calcular retorno (ROI)

    55%

    É difícil ligar o engajamento social às vendas

    39%

    A curadoria de conteúdo social toma muito tempo

    35%

    A constante necessidade de conteúdo novo é avassaladora

    25%

    É difícil gerenciar múltiplas plataformas sociais

    22%

    A corporação não está convencida que social é necessário

    21%

    Os seguidores/curtidores são insuficientes para justificar o esforço social

    18%

    Não sei que tipo de conteúdo oferecer na mídia social

    15%

    Estou incerto sobre em quais canais nossos clientes estão

    13%

    Definir regras para participação social da marca é muito difícil

    10%

    Expor a marca a excessivas críticas ou comentários negativos
    Fonte: ChiefMarketer, Out/2012

    (Com informações de Media Post e imagem do site Thedrum)

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