Um Tribunal de Apelação do Circuito Federal dos Estados Unidos cassou nesta quinta-feira, 11, a liminar concedida à Apple que proibia a venda do Galaxy Nexus, smartphone da Samung, no país. Na decisão, divulgada pelo blog de tecnologia All Thing Digital, o tribunal alega que "a Apple não apresentou nenhuma evidência da ligação entre a demanda do consumidor pelo Nexus Galaxy e sua característica supostamente infratora".
A liminar foi concedida em julho pela juiza distrital da Califórnia, Lucy Koh, proibindo a Samsung de vender ou importar o Galaxy Nexus no país, sob a alegação de que a Apple sofreria “danos irreparáveis” se não houvesse o banimento. O tribunal de apelação também definiu que “a alegação de violação e a demanda do consumidor pelo produto é uma linha muito tênue para a alegação de um dano irreparável”.
Em fevereiro, a fabricante do iPhone moveu um processo pedindo a proibição da venda do aparelho, sob a acusação de que o Nexus viola quatro patentes de sua propriedade: a de reconhecimento e discagem de números telefônicos a partir de um navegador, a de posicionamento de palavras na tela, de reconhecimento de voz e a tecnologia desbloqueio de celular por meio de movimento de dedos em tela sensível ao toque.
No fim de julho, a Samsung conseguiu retomar as vendas do aparelho por meio de liminar válida até agosto.