Google prevê crescimento da publicidade on-line no Brasil em 2009

0

O Google trabalha com uma previsão de crescimento da receita com publicidade on-line no Brasil de três dígitos em 2009, mesmo patamar registrado neste ano. Apesar de esboçar certa preocupação com os reflexos da crise financeira mundial no mercado de publicidade, o diretor geral do Google no Brasil, Alex Dias, diz não acreditar que isso vai impactar negativamente os negócios da empresa no Brasil.
"A crise nos preocupa, até pelo que acontece lá fora. Mas o mercado de publicidade está em plena ascensão. Pode haver desaceleração em um momento ou outro, mas nada muito forte", avalia Dias, ao ressaltar que o Google ainda não sentiu retração na demanda de anunciantes.
Segundo o executivo, o aumento de uso da internet continuará a taxas elevadas, mantendo a atratividade de anúncios on-line das empresas, que são um importante artifício estratégico para reforçarem a presença de suas marcas. "Por isso, não acredito em uma desaceleração. O crescimento do mercado continuará robusto", analisa Dias.
Nova ferramenta
Nesta quinta-feira, 11, o Google anunciou, em parceria com a SPTrans, empresa responsável pelo transporte público na cidade de São Paulo, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e a BHTrans, uma nova funcionalidade dentro do Google Maps, que permitirá aos usuários encontrar rotas utilizando o transporte público, com informações sobre o tempo de viagem, locais de paradas e itinerário dos ônibus e metrôs das cidades.
Inicialmente, o serviço só estará disponível nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, as duas únicas cidades fora dos Estados Unidos e da Europa nas quais o serviço estará disponível.
"Temos grande interesse em expandir esses serviços, e já estamos trabalhando para incluir novas cidades à ferramenta. No entanto, ainda não temos previsão de quando isso ocorrerá", revelou Dias.
Sobre o modelo de negócios que pretende utilizar para o Google Maps e a nova ferramenta, o executivo disse que a base das receias será a publicidade on-line, embora tenha salientado que não há intenção, ao menos por enquanto, de "monetizar" o Google Maps e a nova ferramenta.
No que diz respeito à cidade de São Paulo, o serviço já estará disponível para todos os metrôs e ônibus municipais a partir desta quinta-feira. No caso dos ônibus intermunicipais, no início, apenas as 13 linhas do corredor metropolitano ABD (Jabaquara-São Paulo) terão suas rotas e horários incluídos na ferramenta. A meta é atingir todas as 600 linhas da região metropolitana.
As próximas áreas previstas para ser incluídas serão Guarulhos e Osasco, segundo José Ignácio da Almeida, presidente da EMTU/SP. Após a conclusão dessa etapa, as cerca de 60 linhas da região metropolitana da Baixada Santista e as 200 da região metropolitana de Campinas também estarão disponíveis no Google Maps. A tendência é que esse processo seja concluído até o fim de 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.