SulAmérica Saúde adota certificação digital

0

A SulAmérica Saúde anunciou nesta quinta-feira, 11, a adoção de forma pioneira da certificação digital para troca de documentos eletrônicos, a qual estará disponível para mais de 27 mil prestadores de serviços, entre hospitais, clínicas médicas, laboratórios, consultórios, médicos e dentistas. Com isso, ela poderá atender as exigências do TISS – Troca de Informação em Saúde Suplementar, programa obrigatório lançado em 2007 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece as regras e padroniza o registro e o intercâmbio de dados entre operadores de planos de saúde e prestadores de serviços da área.
De acordo com Marco Antonio Antunes, diretor de Relações Institucionais da Sul América Seguros, nos últimos três anos foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões na implantação do sistema de troca eletrônica de documentos, que hoje atingem volumes da ordem de 2 milhões de documentos por mês e cerca de 1 milhão de transações eletrônicas. "O importante é ressaltar que agora o documento eletrônico tem valor jurídico. Além disso, se por qualquer motivo um fiscal fizer uma inspeção, será fácil e rápido recuperá-lo. Hoje, temos que fazer uma requisição para a empresa de guarda de documentos para que enviem o documento físico para uma posterior inspeção. Isso tem um custo de R$ 2 milhões anuais em guarda física e rastreabilidade dos documentos", diz o executivo.
Para o diretor, é importante também ressaltar que esse projeto é uma quebra de paradigma, "pois agiliza o processo, evita extravios e retrabalho, reduz erros de preenchimento de guias e formulários, além da proporcionar economia de papel e preservação do meio ambiente". Antunes aponta ainda que o projeto é importante para o mercado com um todo.
Os parceiros da SulAmérica Saúde no projeto são a Orizon, que gerencia a comunicação eletrônica, e a Certisign, responsável pela emissão dos certificados digitais. A Orizon é uma empresa do grupo Visanet, criada a partir da união da Polimed e da Dativa.
Segundo Antonio Carlos Endrigo, diretor da empresa, foi concluído um projeto piloto com a Alergo Clínica, e que agora o serviço será estendido para os demais estabelecimentos. "O grande volume de transações está em cerca de 1,7 mil credenciados, que geram 80% do volume de captura dos documentos pela internet. O volume das transações cresce 30% ao mês e cada atendimento gera cinco formulários de papeis na média", acrescenta.
José Luiz Poço, presidente da Certisign, afirma que, junto com a Orizon, será oferecido a certificação o serviço com um preço promocional, pois considera que a massificação do certificado digital é mais uma questão das empresas conheceram o benefício. Além disso, segundo o executivo, este ano a empresa está emitindo cerca de 6 mil certificados ao mês, número que representa crescimento de 15% em relação a 2007.
A Certisign conta hoje com 176 postos de atendimento no país, número que subirá para 200 ainda neste mês, com a meta de chegar a 300 em 2009. "Essa capilaridade é importante para atender a rede de estabelecimentos da SulAmérica Saúde que atua em todo o país", revelou Poço.
Saúde móvel
Os segurados da empresa também oferece para seus segurados o "Portal Wap SulAmérica Saúde",onde os mesmo atrravés do celular podem conhecer toda a rede referenciada de saúde e odontologia, além de fazer consultas sobre o seu plano, reembolsos e validações prévias de procedimentos.
Para usar o Portal da SulAmérica o segurado titular pode acessar o link http://wap.sulamerica.com.br diretamente do celular, digitando o código da carteirinha ou CPF. Com esse serviço a Sul América buscou facilitar o acesso às informações em qualquer lugar e a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.