O YouTube deve registrar US$ 5,6 bilhões de receita com publicidade neste ano, o que, se confirmado, representará um crescimento de 51,4% na comparação a 2012, segundo projeção da empresa de pesquisa eMarketer. O número corresponderá a 11,1% da receita total do Google, que adquiriu o site de compartilhamento de vídeos em 2006, por US$ 1,65 bilhão.
A receita líquida com anúncios é estimada em US$ 1,96 bilhão, o que representará alta de 65,5% na mesma base de comparação, dando-lhe 1,7% de participação no mercado de publicidade digital global, fatia maior do que sites como o Twitter, AOL e Pandora. Somente nos Estados Unidos, a receita líquida do YouTube com publicidade deve ser de US$ 1,08 bilhão neste ano, sendo US$ 850 milhões provenientes de anúncios de vídeo, o que renderá à empresa uma quota de 20,5% de todas as receitas de publicidade em vídeo naquele país para o ano.
"As receitas com anúncios em vídeo devem aumentar significativamente nos próximos anos nas operações do YouTube nos Estados Unidos, na medida em que cresce a audiência de vídeo móvel", disse a consultoria, ressaltando que os anunciantes se esforçarão para atingir os consumidores mais jovens, que se afastaram da televisão.