Mais de 14 milhões de PCs devem ser vendidos no país neste ano

0

O mercado de computadores pessoais deve voltar a apresentar crescimento acelerado neste ano, segundo previsão da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Projeções da entidade indicam que as vendas de PCs superarão a casa dos 14 milhões de unidades, o que representa em crescimento maior que 17% na comparação com 2009.
No ano passado, as vendas totalizaram 12 milhões de PCs, mesmo patamar de 2008. "O futuro parece promissor", diz Antonio Hugo Valério, diretor da área de Informática da Abinee.
A associação aponta que um dos principais impulsionadores dessa retomada será recém-renovada Lei do Bem, que desonera de PIS e Cofins todos os PCs vendidos por até R$ 4 mil. A Abinee avalia que a redução de preços dos computadores estimula a compra legal e desestimula o chamado mercado cinza. "O consumidor percebeu a enorme vantagem de comprar um produto legal, de melhor qualidade, com garantia do fabricante, com software oficial e com varejista conhecido e endereço fixo", observa Valério.
Já em relação ao setor de equipamentos de telecomunicações, a Abinee estima que este deve registrar aumento de 21% neste ano, após amargar queda de 19% em 2009. Entre os destaques para a retomada dos investimentos em telecom a Abinee aponta o Plano Nacional de Banda Larga, que visa massificar a internet rápida em todas as localidades do país. O plano deve consumir recursos de cerca de R$ 40 bilhões no próximos três anos.
Outro fator que deve influenciar o aumento nos gastos com telecom é a possível definição do marco regulatório para a quarta geração de telefonia móvel e de transmissão de dados sem fio.
Segundo o diretor da Abinee, Paulo Castelo Branco, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 exigirão que o Brasil já tenha a quarta geração de telefonia móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.