Pesquisa aponta que 61% das empresas voltarão ao modelo presencial em 2024

1

Entre as lições apreendidas durante a pandemia da COVID-19 está o trabalho remoto, modelo do qual muitos profissionais não querem abrir mão nesta nova realidade. Por isto, estudo feito pela Catho destaca a importância de as empresas desenvolverem processos adaptativos. De acordo com a pesquisa, 61% das empresas planejam adotar um regime de trabalho 100% presencial em 2024, indicando uma preferência marcante pelo modelo tradicional de trabalho presencial em contraste com as modalidades remotas ou híbridas que ganharam destaque durante a pandemia.

"Os avanços digitais trouxeram desafios e oportunidades sem precedentes para o RH. As empresas devem estar preparadas para enfrentar a crescente demanda por mão de obra qualificada, que é o principal desafio para 81,16% dos profissionais do setor", afirma Patricia Suzuki, Diretora de Recursos Humanos na Catho. Ela acrescenta que a atração e retenção de talentos (79,45% e 77,57%, respectivamente) são igualmente cruciais, assim como o desenvolvimento de lideranças (76,71%), em um mercado cada vez mais competitivo e digital.

A pesquisa também evidencia uma mudança nos processos de recrutamento, com 48,29% dos profissionais de RH indicando que, em 2024, apenas as etapas iniciais dos processos de recrutamento serão realizadas remotamente, e 17,47% prevendo que todo o processo será online. "Isso demonstra uma abordagem híbrida no recrutamento, equilibrando a eficiência da tecnologia digital com a necessidade de interações pessoais", comenta Suzuki.

"As informações coletadas são fundamentais para entendermos como as empresas estão se adaptando às mudanças impostas pela aceleração digital. Este conhecimento é vital para que as organizações desenvolvam estratégias eficazes para atrair e reter talentos em um ambiente de trabalho em constante evolução", finaliza Patricia.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.