Telefônica confirma convite para comprar parte do capital da Telecom Italia

0

O grupo espanhol Telefônica confirmou nesta segunda-feira (12/2) que manteve contatos preliminares com a Pirelli para estudar uma eventual aquisição de uma participação minoritária na Olimpia S.p.A., maior acionista da Telecom Italia. A Pirelli detém 80% da Olimpia, enquanto a família Benetton, os 20% restantes.

A única exigência dos sócios é que o controle da holding permaneça em mãos italianas, segundo Il Sole 24 Ore daquele país. Por isso, a participação da Telefônica poderia chegar a até 49%. As negociações, segundo o jornal milanês, garantiriam à Telefônica uma participação minoritária de, pelo menos, 30% na Olímpia.

Fonte da empresa espanhola disse à Agência Lusa que o grupo avalia essa possibilidade, levando em conta as previsões de investimento divulgadas no ano passado.

No ano passado, a Telefônica, depois de ter gastado 30 bilhões de euros (R$ 82 bilhões) em aquisições nos 18 meses anteriores, havia declarado que limitaria seu ritmo de compras em 2007 para cerca de 1,5 bilhão de euros (R$ 4 bilhões). Os cálculos tinham sido feitos sem contabilizar as eventuais receitas da venda de sua participação na produtora de conteúdos para veículos de comunicação Endemol.

Segundo o Il Sole 24 Ore, a entrada da Telefônica no capital de sua congênere italiana responde a uma exigência de ordem industrial, já que a empresa espanhola oferece as melhores possibilidades de cooperação, tendo em conta a presença de ambas as empresas no Brasil. A Telefônica detém, com a Portugal Telecom, o controle da Vivo, enquanto a Telecom Itália controla a TIM Brasil e tem participação no capital da Brasil Telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.