Os preços dos produtos comercializados pela internet registraram inflação de 0,73% em janeiro, embora represente uma queda de 0,92 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando foi registrada inflação de 1,65%. Além disso, o índice significa um recuo de 2,27 pontos percentuais em relação à inflação observada em janeiro de 2013 (-3%), de acordo com o índice e-Flation.
Na somatória dos últimos 12 meses, o índice registrou inflação de 3,82%, representando aumento de 8,44 pontos percentuais em relação a igual período do ano anterior, quando o percentual observado foi de – 4,62%. O indicador, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a Íconna, monitora a variação dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.
Entre as principais categorias responsáveis pela inflação em janeiro estão livros (+6,74%); telefonia e celulares (+5,33%); informática (+2,51%); medicamentos (+0,90%); brinquedos (+0,28%) e CDs e DVDS (+0,22%). Já as categorias que apresentaram deflação no período foram eletrodomésticos (-3%); eletroeletrônicos (-2,27%); cine e fotos (-3,64%) e perfumes e cosméticos (-0,20%).
"A facilidade de comparação dos preços na internet fez com que o índice de inflação apresentasse redução perante o patamar registrado em dezembro. Porém, o que se percebe é que a inflação dos preços de loja física também está impactando no universo virtual", comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/Fia.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês em subsequente. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".