Cerca de 38% das indústrias do país estão com parque fabril defasado

0

Os equipamentos utilizados pela indústria brasileira têm, em média, 14 anos de idade, com 38% deles próximos ou que já ultrapassaram o ciclo de vida ideal. Este diagnóstico do estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) contribuiu para a criação do projeto de lei (PL) que tramita no Congresso Nacional que prevê incentivos fiscais para modernização do parque industrial brasileiro.

Para Jean Cardoso e Cátia Friesen, CEO e gestora financeira do Grupo Alltech, a evidente defasagem do maquinário torna a aquisição de máquinas mais modernas um passo crucial para mudança de patamar do cenário nacional. "É um investimento que se traduz em eficiência energética e aumento da capacidade produtiva", ressalta Cardoso.

No atual cenário, a busca pela evolução tecnológica acompanha esta necessidade de modernização do parque fabril e permite garantir a competitividade das empresas brasileiras. "A adequação à indústria 4.0 precisa ser planejada e estruturada, levando em consideração os processos prioritários da empresa, estimando investimentos, elaboração de cronogramas e desenho dos resultados esperados", destaca o CEO.

Neste contexto de transformação industrial, o monitoramento preditivo através da Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) contribui muito para esta adequação e permite que os gestores acompanhem a performance e produtividade das máquinas, eliminando ineficiências e desperdícios. A implantação da automação industrial, com células robotizadas, robôs industriais e softwares também complementam este processo, tornando a indústria mais eficiente, com alto grau de precisão e repetibilidade. "As tecnologias estão a nosso favor, precisamos entender qual a melhor maneira de usá-las para adequar as necessidades de cada empresa. Elas são capazes de elevar o desenvolvimento do setor, lidando com muitos dados simultâneos e trazendo insights valiosos para esta modernização", complementa Cardoso.

Para o CEO do Grupo Alltech, a adequação à indústria 4.0 estimula a colaboração entre empresas, instituições acadêmicas, governos e outras organizações para impulsionar a inovação e o crescimento econômico. "Contribui para flexibilidade, aprendizagem contínua e sustentabilidade. Prepara não só para as mudanças do mercado, como incentiva os profissionais a se atualizarem e oferece uma oportunidade para as empresas reduzirem o consumo de energia e os resíduos, tornando a produção mais limpa e mais eficiente.", conclui.

Para superar o atual déficit do maquinário fabril um dos caminhos é certamente as opções de financiamento por meio de linhas de créditos comuns em bancos, como CDC e leasing. Para facilitar aos compradores da indústria, especialmente aos que representam as de pequeno e médio porte, os próprios equipamentos são aceitos como garantia. Além destas alternativas, a Alltech disponibiliza outras mais específicas para o setor, como Finep Inovacred 4.0, uma linha de crédito especial da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) para impulsionar projetos de inovação, e a Finimp, voltada para empresas que desejam importar bens e serviços do exterior.

Para Cátia Friesen, Gestora Financeira do Grupo Alltech, os resultados proporcionados por todas estas alternativas garantem a eficiência da estratégia de investir em novas máquinas. "Em uma simulação com um equipamento de 600 mil reais, por exemplo, a empresa consegue gerar faturamento mensal entre R$40 e 60 mil. Se a parcela do financiamento for cerca de 20 mil reais e considerando que outros custos sejam em torno desse valor, é possível  o investimento se pagar desde o primeiro mês, podendo até dar lucro já nessa etapa inicial", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.