O Google anunciou nesta quinta-feira, 12, que vai lançar um serviço de telefonia on-line semelhante ao Skype. O novo serviço, que vai se chamar Google Voice, promete ameaçar tanto as operadoras de telefonia quanto aquelas que oferecem chamadas via internet.
Em um post no blog da companhia ela diz que a intenção com o serviço é simplificar as comunicações, seja pelo telefone, mensagem de voz ou de texto. O Google Voice permite fazer ligações através da internet para outros usuários ou para telefones normais, e o usuário pode sincronizar vários telefones em um só número. A nova ferramenta do site de buscas, na verdade, é uma extensão de um serviço chamado GrandCentral, adquirido pelo Google em 2007.
Analistas acreditam que o serviço de internet pelo telefone deve reduzir drasticamente a receita das empresas de telecomunicações. Também observam que o potencial do Google de atingir um grande público vai fazer a diferença no mercado. De todo modo, eles reconhecem que o Skype é um forte concorrente por estar muito à frente dos outros em termos de conversação instantânea, com vídeo e chamadas de computadores para telefones. Hoje, o Skype tem cerca de 400 milhões de usuários em todo o mundo e responde por cerca de 350 mil ligações por dia.
Segundo a empresa, a grande diferença do Google Voice para o Skype é que ele pode ser ativado através de qualquer telefone celular, por meio do serviço de mensagem de voz, e o Skype só pode ser ativado através de uma conexão de internet. O Skype, no entando, já tem versões beta de seu software para celulares e é possível a conexão via redes 3G. A desvantagem é que o Google Voice não tem suporte para vídeo, embora pretenda anexar um sistema simples de videochat ao Google Talk (comunicador instantâneo já existente e que tem suporte à voz).
- VoIP