A receita com publicidade on-line no ano passado totalizou R$ 1,6 bilhão, o que representou 2,7% dos R$ 59,7 bilhões gastos pelas empresas com publicidade. A maior fatia do filé mignon – ou seja, metade de toda verba publicitária aplicada durante 2008 – continuou com as TVs, que obtiveram receita de R$ 29,8 bilhões, seguidas pelos jornais, com R$ 14,9 bilhões, revistas, com R$ 5,5 bilhões, e TVs por assinatura, com R$ 4,8 bilhões. Os dados fazem parte da nova métrica de mídia on-line que o Ibope Mídia e o Ibope Nielsen Online lançaram nesta quinta-feira, 12.
A nova métrica é resultado da "fusão" do Monitor Evolution, do Ibope Mídia, que até então contemplava somente os meios TV, jornal, revista, rádio, TV por assinatura, cinema e outdoor, com a ferramenta AdRelevance, do Ibope Nielsen Online, que fornece informações sobre as campanhas veiculadas na web.
Para desenvolver a nova métrica, o Ibope Nielsen Online firmou acordo com os principais portais que operam no país – UOL, Terra, iG, Globo.com, Yahoo e MSN –, que forneceram as informações. O Ibope utilizou como base os preços de tabela que cada um dos portais usa para negociar publicidade. De acordo com a pesquisa, os banners representaram 82% da receita de mídia on-line no ano passado, seguidos por selos e botões, que responderam por 10% do faturamento, anúncios em DHTML (5%) e outros (3%). Os pop-ups ficaram com apenas 1% da receita publicitária na internet.
Segundo Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia, a inclusão do meio internet na ferramenta Monitor Evolution começou a ser estudada em 2006, e a participação no projeto dos seis portais deveu-se à grande expressividade que têm na web, já que respondem por cerca de 91% da audiência on-line no Brasil. Ela observa que o Monitor Evolution possibilita a análise do investimento publicitário e da concorrência, permitindo avaliar o volume de investimento para diferentes produtos nos diversos meios e veículos. "A partir dessa informação, é possível acompanhar a estratégia de comunicação de marcas e veículos concorrentes, bem como avaliar o desempenho de diferentes produtos. Para o meio internet é possível avaliar campanhas publicitárias ou eventos específicos como categorias ou produtos e, assim, oferecer resultados como número de impressões e volume de investimento", afirma ela.
Para o presidente internacional da Nielsen Online, Jonathan Carson, a internet está se estabelecendo como uma mídia madura e global. "O acesso à web móvel levará essa tendência para outros cenários e mercados. Nos próximos anos, o crescimento da propaganda on-line será conduzido pelas redes sociais, vídeos on-line e pela melhor mensuração de resultados", afirma.
Durante o lançamento, o Ibope//NetRatings, joint venture entre o Ibope e a Nielsen Online, comunica ao mercado a mudança de seu nome para Ibope Nielsen Online.
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