Receita da mídia on-line com publicidade chega a R$ 1,6 bi no Brasil, aponta nova métrica do Ibope

0

A receita com publicidade on-line no ano passado totalizou R$ 1,6 bilhão, o que representou 2,7% dos R$ 59,7 bilhões gastos pelas empresas com publicidade. A maior fatia do filé mignon – ou seja, metade de toda verba publicitária aplicada durante 2008 – continuou com as TVs, que obtiveram receita de R$ 29,8 bilhões, seguidas pelos jornais, com R$ 14,9 bilhões, revistas, com R$ 5,5 bilhões, e TVs por assinatura, com R$ 4,8 bilhões. Os dados fazem parte da nova métrica de mídia on-line que o Ibope Mídia e o Ibope Nielsen Online lançaram nesta quinta-feira, 12.
A nova métrica é resultado da "fusão" do Monitor Evolution, do Ibope Mídia, que até então contemplava somente os meios TV, jornal, revista, rádio, TV por assinatura, cinema e outdoor, com a ferramenta AdRelevance, do Ibope Nielsen Online, que fornece informações sobre as campanhas veiculadas na web.
Para desenvolver a nova métrica, o Ibope Nielsen Online firmou acordo com os principais portais que operam no país – UOL, Terra, iG, Globo.com, Yahoo e MSN –, que forneceram as informações. O Ibope utilizou como base os preços de tabela que cada um dos portais usa para negociar publicidade. De acordo com a pesquisa, os banners representaram 82% da receita de mídia on-line no ano passado, seguidos por selos e botões, que responderam por 10% do faturamento, anúncios em DHTML (5%) e outros (3%). Os pop-ups ficaram com apenas 1% da receita publicitária na internet.
Segundo Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia, a inclusão do meio internet na ferramenta Monitor Evolution começou a ser estudada em 2006, e a participação no projeto dos seis portais deveu-se à grande expressividade que têm na web, já que respondem por cerca de 91% da audiência on-line no Brasil. Ela observa que o Monitor Evolution possibilita a análise do investimento publicitário e da concorrência, permitindo avaliar o volume de investimento para diferentes produtos nos diversos meios e veículos. "A partir dessa informação, é possível acompanhar a estratégia de comunicação de marcas e veículos concorrentes, bem como avaliar o desempenho de diferentes produtos. Para o meio internet é possível avaliar campanhas publicitárias ou eventos específicos como categorias ou produtos e, assim, oferecer resultados como número de impressões e volume de investimento", afirma ela.
Para o presidente internacional da Nielsen Online, Jonathan Carson, a internet está se estabelecendo como uma mídia madura e global. "O acesso à web móvel levará essa tendência para outros cenários e mercados. Nos próximos anos, o crescimento da propaganda on-line será conduzido pelas redes sociais, vídeos on-line e pela melhor mensuração de resultados", afirma.
Durante o lançamento, o Ibope//NetRatings, joint venture entre o Ibope e a Nielsen Online, comunica ao mercado a mudança de seu nome para Ibope Nielsen Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.