Na avaliação de Marcos Puccini, responsável pelo negócio by You, rede social corporativa da Totvs, a plataforma social Google+ ainda não mostrou a que veio. “A impressão que tenho é que a ferramenta é mais do mesmo, ou seja, não oferece nada de novo em relação às outras opções do mercado, como o Facebook”, afirmou o executivo, durante o painel “Redes de relacionamento transformam-se em plataforma de negócio?” realizado hoje no Web Expo Forum, em São Paulo.
A opinião de Puccini é compartilhada pelo CMO da Rakuten Brasil, Alessandro Gil, que também participou dos debates. “O Google+ ainda não acertou a mão, enquanto o Facebook, por ser mais aberto, oferece mais possibilidades de ações para as marcas”, diz Gil.
Já o presidente da agência VML, Fernando Taralli, avalia que o Google+ não apenas traz inovações em relação ao Facebook, como já conquistou uma camada significativa de early adopters no Brasil. “Isso aumenta o nosso desafio de ter uma estratégia para cada rede social”, diz.
Taralli aproveitou o evento para alertar para o risco dos hypes e de ações concentradas em redes emergentes e de nichos. “No final, você poderá estar falando apenas com early adopters, e não com o seu mainstream”, diz.