Yahoo processa Facebook por quebra de patentes

0

Poucas semanas antes de lançar com sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), o Facebook foi surpreendido com a abertura de um processo pelo Yahoo envolvendo patentes. A ação judicial foi impetrada nesta segunda-feira, 12, num Tribunal Federal em San Jose, na Califórnia. O Yahoo alega que o site de rede social violou dez de suas patentes referentes a publicidade, controle de privacidade e redes sociais. A empresa já havia ameaçado processar Facebook no mês passado, sustentando que a licença de rede social é patente de sua propriedade.

O Facebook prometeu se defender vigorosamente contra o que chamou de "ação" intrigante do Yahoo. "Estamos desapontados que o Yahoo, um parceiro de negócios de longa data e uma empresa que se tem beneficiado substancialmente da associação com o Facebook, decidiu recorrer ao litígio", disse a empresa em um comunicado. O Yahoo atrela um monte de serviços online ao Facebook, o que tem lhe ajudado a atrair usuários.

Analistas ouvidos pelo New York Times que, tal como acontece com muitos processos de patentes, este provavelmente será resolvido com um acordo de pagamento ou de licenciamento. De todo modo, dizem eles, as acusações de uso indevido de patentes poderá lançar luz sobre as vulnerabilidades do Facebook e prejudicar o IPO. No fim do ano passado, o Facebook tinha apenas 56 patentes nos EUA, um número relativamente pequeno em comparação com outras grandes empresas de tecnologia. O Yahoo possui mais de mil patentes.

Em 2004, o Yahoo obteve um acordo envolvendo patentes de centenas de milhões de dólares com o Google, pouco antes do site de buscas na internet abrir seu capital. O Yahoo defende o processo, dizendo que investiu "recursos substanciais em pesquisa e desenvolvimento" ao longo dos anos. Nas ação a empresa diz que, sem as inovações do Yahoo, Facebook e outros sites não “poderiam obter receitas com publicidade substanciais".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.