A Liga Ventures, em parceria com a Exact Sales, anuncia o lançamento do estudo que mostra a evolução das salestechs no País. Ao todo, foram mapeadas 225 startups que estão ativas e utilizam diferentes tecnologias com o objetivo de ajudar as equipes de vendas a aumentarem sua eficiência, produtividade e desempenho, além de transformar o setor.
O levantamento aponta que elas estão divididas em sete categorias, como operações de vendas (26,22%); atendimento (18,67%); enriquecimento e análise de dados (15,11%); prospecção e qualificação (15,11%); CRM (11,56%); fechamento e retenção (11,11%), e dashboards (2,22%).
Em relação ao ano de fundação das startups, cerca de 18% delas foram criadas entre 2020 e 2023. Já as principais categorias de salestechs ativas fundadas nesse período foram operações de vendas (38%); atendimento (18%) e prospecção e qualificação (13%). Sobre os investimentos no setor, foram realizados 11 deals entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023, que movimentaram cerca de R$ 855 milhões.
"As salestechs desempenham um papel fundamental no atual cenário de vendas, oferecendo soluções tecnológicas focadas em otimizar processos, aumentar a eficiência e impulsionar o desempenho dos times. Nos últimos anos, observamos um crescimento na sua procura, visto que as empresas estão constantemente buscando formas de se destacar frente à concorrência. O potencial das salestechs no ecossistema de inovação é enorme, pois além de melhorarem as operações de vendas já existentes, também impulsionam a criação de novas estratégias e modelos de negócios", analisa Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures.
O estudo traz também as regiões com maior distribuição de startups ativas. No primeiro lugar do ranking está São Paulo (47%), seguido de Santa Catarina (14%), Minas Gerais (9%), Paraná (8%), Rio de Janeiro (6%), Rio Grande do Sul (5%), Ceará (2%), Espírito Santo (2%), Pernambuco (1%) e Goiás (1%).
Outro dado interessante se refere à análise da maturidade das salestechs mapeadas, onde 49% são emergentes, 22% estão estáveis, 19% são nascentes e 10% delas disruptoras. Com relação às tecnologias mais aplicadas, destacam-se API (42%), Data Analytics (26%), Big Data (22%), Dashboard (20%) e Inteligência Artificial (18%). Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 91% das startups têm como foco o mercado B2B.
"As expectativas dos clientes estão em constante mudança, e as equipes de vendas precisam inovar para atender a essas demandas em evolução. Isso pode envolver a adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial para análise preditiva de vendas, chatbots para interação com clientes em tempo real ou realidade aumentada para apresentação de produtos de forma mais imersiva. Além disso, tem a concorrência. Então, é essencial buscar maneiras inovadoras de se destacar, seja personalizando a abordagem de vendas, focando em clientes promissores e utilizando plataformas de automação para obter inteligência de mercado e identificar oportunidades de negócio", comenta Ferrucio Junior, Diretor de Negócios da Exact Sales.
Para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.