Nova diretoria da AbraCloud defende soberania dos dados para o fortalecimento do mercado de Cloud e Internet

0

A AbraCloud – Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud, tem nova diretoria que tem o objetivo de fortalecer a indústria de Cloud e Internet no Brasil, que emprega mais de 3 mil profissionais em 700 empresas, representando 50% do mercado nacional.

A prioridade da nova diretoria – eleita para o mandato 2023/2025 -, é a defesa da soberania dos dados – definida pela capacidade de um indivíduo, organização ou país de ter controle total sobre seus próprios dados, acompanhada de ações para a promoção da inovação, sustentabilidade, competitividade e inovação das empresas do setor, por meio de capacitação técnica e comercial das empresas e busca por investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em nuvem no Brasil.

O executivo Roberto Bertó, CEO da Under, assumiu a presidência da AbraCloud em seu segundo mandato. Com mais de 20 anos de atuação no setor de TI, ele prioriza a defesa do fortalecimento das empresas do setor como fator gerador de riqueza e de empregos.

Ainda de acordo com a projeção da IDC (International Data Corporation), os segmentos de infraestrutura e plataforma como serviço (IaaS e PaaS) devem chegar a US$ 4,5 bilhões (R$ 22,53 bilhões), uma expansão de 41%, com a nuvem pública absorvendo mais da metade da infraestrutura digital. O Brasil lidera o ranking de investimento na América Latina, com cerca de 44% do investimento do Bloco, no contexto global, o país ocupa a 10ª posição, mas com apenas 2,3% do investimento global.

Segundo o presidente da entidade, a soberania dos dados é um tema fundamental para o fortalecimento do setor. "Em um mundo cada vez mais digital, à medida que os negócios coletam e armazenam dados de maneira exponencial, torna-se crucial ter controle sobre como esses dados são utilizados, possibilitando que as empresas de Cloud e Internet possam oferecer a segurança e confiabilidade necessárias para seus clientes", comenta Roberto Bertó.

A defesa da soberania dos dados pela entidade envolve a aplicação entre os seus associados de políticas que visam fortalecer a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e de boas práticas para governança de dados na nuvem. Isso inclui o apoio à formação da Frente Empresarial no Fórum da LGPD, que reúne mais de 100 entidades representativas dos mais diversos setores da economia brasileira.

AbraCloud foi criada em 2007 como Abrahosting, com a mudança do nome em outubro de 2023, e sua nova diretoria, além de Bertó na presidência, é formada por Sidimar Carniel na Vice-Presidência de e Operações (Saphir Cloud); Alexandro Castelli (SC Clouds) na Vice-Presidência de Associados; Gabriel Adorno Tolosa (Binário Cloud) na Vice-Presidência de Comunicação; e Marcio Lacs (AMT Cloud), Diretor de Relações Institucionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.